O Prefixo 560 no Código de Barras garante-nos a compra de produtos nacionais?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 18/abr/2013 15:00:00

Nem sempre! Embora grande parte dos consumidores pensem ser uma garantia, O afamado prefixo 560, que apadrinhou um movimento pela compra de produtos nacionais, identifica apenas que a empresa detentora da marca tem registo comercial em Portugal.

Nada garante que se trata de um produto de origem portuguesa. Nos embalados, o código de barras não é uma garantia: por trás do prefixo 560 pode estar produção estrangeira, existem diferentes tipos de codificação e a adesão às suas normas é facultativa.

prefixo-560-portugal

O código mais comum é composto por 13 dígitos e atribuído pela GS1, entidade formada por 108 organizações que operam em mais de 150 países. Cada país tem o seu prefixo, no caso de Portugal é o 560.

codigo-barras-produtos-nacionais

Uma empresa nacional pode ter cá a sua sede, mas fabricar os seus produtos noutros países ou incorporar materiais importados. Também uma marca internacional pode ter uma filial no nosso país e ser comercializada com o registo português.

Mais: não encontrar o 560 não significa que o produto seja estrangeiro. A empresa que o representa pode estar registada noutro país e, por isso, o código é diferente. Se detectar um código de barras sem os 13 dígitos, o produto pode usar outro sistema de codificação e ser mais “made in Portugal” do que aparenta.

produto-nacional-com-outro-codigo-barras

Não se deixe enganar! Se as suas dúvidas ainda existirem, contacte a Codimarc, nós ajudamos.


Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Código Barras

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes