Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

Códigos de Barras Celebram 40 anos

Written by José Sampaio | 21/mar/2013 7:30:00

11 Biliões de bips por dia. Os códigos de barras e a GS1 estão de parabéns. Lançados nos Estados Unidos há 40 anos – mais precisamente a 3 de abril de 1973 – cedo se espalharam pelos negócios e pelo mundo (em Portugal, em 1985).

Considerado a ‘Linguagem Global dos Negócios’, o Global Standards One (GS1) é hoje uma garantia de Eficiência, Segurança, Colaboração e Sustentabilidade para as diversas empresas e instituições ao longo da Cadeia de Valor em setores tão emblemáticos como o Retalho e Bens de Consumo, Transportes & Logística, Saúde, Financeiro ou Postal

Quatro décadas de rastreabilidade. 25 setores de atividade. 2 milhões de empresas. 150 países. São estes os principais números de um sonho imaginado – a primeira vez – em 1948 por Joe Woodland e Bol Silver, de um conceito de modernidade e de uma solução que permite a Identificação, a Captura e a Partilha das Cadeias de Valor dos mais diversos setores de atividade e negócios.

Normalmente,os códigos de barras são impressos ou em tipografia ou por impressoras de códigos de barras (impressoras térmicas ou impressoras térmicas directas), que fazem a impressão de  etiquetas que são posteriormente coladas nos produtos. Vejamos em cima um exemplo de um código de barras UPC.