Color Add: Tudo o Que Precisa de Saber Sobre Rótulos e Etiquetas Para Daltónicos

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 19/nov/2015 15:23:14

Já falamos algumas vezes sobre o tema das cores nos rótulos , da sua importância quando projectamos um novo rótulo de produto, a relevância que têm na decisão de compra de determinado produto em detrimento de outro, e sobre as sensações que nos transmitem.

Mas e se não tivermos perceção das cores tal como elas são? É o que acontece a aproximadamente 10% da população masculina mundial que sofre de Daltomismo.

coloradd em etiquetas

Foi com base nesta lógica que o Designer Português Miguel Neiva desenvolveu o ColorADD, um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite que os daltónicos as identifiquem corretamente.

O conceito apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (Ciano, Magenta e Amarelo) e no seu consequente desdobramento para cores secundárias. Às três formas que representam as três cores primárias, foram acrescentadas mais duas que, de forma simples, representam o preto e o branco.

Orçamentos na Hora

Na base deste projecto estão algumas questões e dificuldades dos Daltónicos, por exemplo: como diferenciar um sinal de trânsito que está no verde, indicando seguir, de outro vermelho, que indicaria parar? Se esta pergunta lhe parece um tanto inesperada, imagine que este é o tipo de desafio que um daltónico enfrenta no seu dia a dia. Como escolher roupas que combinem, sem que se vista um arco-íris não desejado para ir trabalhar todas as manhãs? Ou ainda, um par de meias que seja, efetivamente, um par, com ambas as meias da mesma cor? Fora de casa, como ler sinalizações que tenham por base as cores, e assim por diante?

ColorAdd codigos cores para daltonicos

O projecto de Miguel Neiva teve reconhecimento a nível internacional, com vários prémios de Design e Comunicação prestigiados, sendo este código já usado em diversas situações do nosso quotidiano, como podemos ver nas imagens seguintes.

coloradd em etiquetas e rótulos

 

cores color add

cubo de rubik cores daltonicos

cores para daltónicos

Color ADD em Rótulos e Etiquetas

Nos Rótulos e Etiquetas, quando a correcta percepção da cor é uma necessidade ou obrigatoriedade, esta pode ser uma solução de comunicação interessante para os daltónicos. 

Na imagem, as três maçãs de cima estão representadas como um daltónico as vê.

d.png

Existem várias empresas em Portugal ligadas ao sector têxtil que já usam este sistema. Já é comum ver nas etiquetas de roupa o código de cor da ColorADD.

etiquetas têxteis para daltónicosrótulos têxteis para daltónicos

rótulos e etiquetas para daltónicos

rótulos e etiquetas texteis para daltónicos

Se pretende discutir com alguém estes detalhes e como eles se podem enquadrar no Design e Impressão de Rótulos e etiquetas para daltónicos no seu negócio, clique no botão, preencha o formulário e entramos em contacto consigo. 

Informações Rótulos

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Etiquetas Cores

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes