Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

Etiquetas UL - O que significa o símbolo UL na Etiqueta?

Written by José Sampaio | 22/jul/2014 19:12:00

Possivelmente, já usou hoje um equipamento com este símbolo impresso na etiqueta das características.  O que devemos saber acerca dele e que segurança traz para os utilizadores desses equipamentos?

O Underwriters Laboratories (UL) é um laboratório americano independente dedicado à realização de testes de segurança em todo o tipo de produtos.

Muito frequentemente, o símbolo do UL é visível em etiquetas de aviso e placas de identificação em dispositivos elétricos e eletrónicos:

  • Baterias
  • Telefones
  • Computadores
  • Eletrodomésticos
  • etc.

O logotipo impresso significa que os componentes utilizados para a etiquetagem (material de impressão, adesivo e tinta de impressão) passaram com êxito nos testes do UL.

As placas de identificação exibem informações técnicas e/ou legais importantes em termos  de segurança, condições de uso, cumprimento das normas e origens, requerendo que as  mesmas permaneçam legíveis e afixadas ao produto ao longo de seu ciclo de vida útil.

O QUE É A NORMA UL 969?

De acordo com a norma ANSI/UL 969, o UL criou um conjunto de testes para avaliar a performance da etiqueta (capacidade de aderência e resistência do material) e a durabilidade da mensagem impressa (resistências a múltiplas tensões externas) em condições de uso tanto  no interior como no exterior. Os testes típicos incluem exposição a temperaturas extremas e elevados níveis de humidade, imersão em água, radiação solar (UV) e exposição a vários líquidos agressivos (petróleo, solventes, gasolina).

Estes testes fornecem uma boa indicação aos utilizadores finais sobre a performance global da respetiva aplicação final de etiquetagem.

RIBBONS E ETIQUETAS UL

Uma aprovação do UL não é concedida apenas ao ribbon de tinta de Transferência Térmica; portanto, veja a título de exemplo uma síntese das aprovações obtidas por dois dos  maiores fabricantes  do mundo, a ARMOR no ribbon e a 3M nos materiais para etiquetas.

Para conhecer mais detalhes sobre o material preciso que está aprovado com o ribbon da ARMOR, clique aqui.

Muitos outros fabricantes testaram nos seus materiais os ribbons da ARMOR. Para saber mais, inicie sessão no UL Online Certifications Directory (diretório de certificações online do UL); na seção “UL Category Code” (código de categoria UL), introduza PGJI2 (que vai restringir a sua pesquisa a Sistemas de marcação e etiquetagem – Materiais de impressão [«Marking & Labeling Systems - Printing Materials]) e depois, em “Keyword” (palavra-chave), digite ARMOR ou o nome de uma qualidade específica da ARMOR.

Ainda tem dúvidas? clique na imagem a seguir, preencha o formulário e um especialista entra em contacto consigo.