3 Grandes Problemas Com Os Rótulos De Azeite Que Deve Considerar

Publicado por: José Sampaio

Post Date 2/set/2019 12:01:00

garrafas_rotulo_azeite

Existem 3 factores que  deve ter em conta, se quiser garantir que os rótulos das suas garrafas de azeite têm a melhor qualidade possível.

Especialmente quando este é um sector em grande desenvolvimento, onde a rotulagem do azeite é preponderante no sucesso das novas marcas, mas também enfrenta desafios muito particulares.

Por um lado, existe o desafio da criatividade - onde os produtores têm mais e maiores preocupações em desenvolver rótulos e embalagens que se destaquem dos produtos concorrentes. 

Por outro, existe a necessidade constante de ultrapassar questões mais técnicas.

Os rótulos de azeite devem ser visualmente apelativos aos olhos do consumidor e esclarecer todas dúvidas que possam surgir quanto à qualidade e ao tipo de produto. 

Mas focar-se apenas na imagem é um erro, se não garantir que ultrapassa as dificuldades de aplicação.

O que é que isto quer dizer?

Que deve ter a certeza de que o rótulo das suas garrafas se mantêm durante toda a vida útil do azeite - o que não é um processo fácil.

Vamos aprofundar e ver quais são as 3 principais dificuldades relacionadas com os rótulos de azeite.


1. Design de Um Rótulo de Azeite Que se destaque no meio das outras garrafas

MundOlive2     design-rotulo-azeite    MundOlive3

Este é de facto um grande desafio.

Porque não é apenas uma questão de criatividade ou de bom gosto. 

À preocupação artística (que já de si é desafiante), junta-se ainda o relacionamento com o consumidor, onde os produtores têm a obrigação de cumprir com as questões legais e regulamentares do sector.

O tipo ou grau do azeite, a nomenclatura ou denominação de origem entre outras informações, são aspectos que estão muito bem definidos nos regulamentos, e que são de cumprimento obrigatório.

O desafio de incorporar essas informações obrigatórias no design do rótulo de azeite, aumentam assim o desafio das marcas e dos produtores.


2. Aplicação e Desempenho dos Rótulos Nas garrafas de Azeite como um factor determinante de qualidade

rotulo-azeite-linha-enchimento

Vemos isto várias vezes:

Estamos às compras no supermercado e reparamos num produto cujo rótulo está descolado, a esfarelar-se ou é visivelmente de má qualidade. E quando isso acontece despedaçam-se todas as probabilidades desse produto ser vendido.

Não se engane ao achar que a qualidade do produto não é definida pelo rótulo.

Mesmo que na génese do produto isso possa ser verdade, o aspecto tem uma influência psicológica tremenda na mente dos consumidores, e na forma como eles percepcionam o valor dos produtos.

Senão porque é que o packaging e o design teriam tanta importância?

É por isso que, seja durante o transporte, armazenamento ou exposição do produto o ponto de venda, é importante que o rótulo não deixe a sua garrafa de azeite despida - senão, ela dificilmente será escolhida por um consumidor.

Outra particularidade importante a ter em conta é o escorrimento do líquido no exterior da garrafa (o que é comum acontecer quando as pessoas o utilizam).

Assim, não só deve escolher um tipo de adesivo adequado para aplicar em garrafas de azeite (de maneira a que não se descole), como também deve escolher uma gama de papel autocolante resistente à gordura, para que mantenha o bom aspecto durante todo o ciclo de vida do produto.

Lembre-se, design, aplicação e desempenho/qualidade do rótulo são factores essenciais para um produto de sucesso.

Avancemos para o próximo ponto.

3. Custo do Rótulo do Azeite (mesmo para colheitas seleccionadas ou especiais)

Produtores com um bom marketing de produto sabem da importância das colheitas seleccionadas, especiais ou premium.

E se a impressão dos rótulos para as suas garrafas de azeite regulares não é um problema assim que o processo começa a rolar (o design está escolhido, o fornecedor também e os rótulos orçamentados), as dificuldades maiores podem surgir nessas pequenas produções.

Por exemplo:

Variedades exclusivas, colheitas seleccionadas ou alusivas a eventos especiais da marca, são normalmente produzidas em pequenas séries.

Isso cria dificuldades na produção dos rótulos (por serem personalizados), mas também na gestão dos custos e orçamentos.

Para ultrapassar essas dificuldades pode seguir um de dois caminhos:

1 - Adquirir uma solução que lhe permita imprimir pequenas séries de rótulos personalizados (onde pode imprimir uma só etiqueta, como a Nutella).

2 - Encontrar um fabricante de rótulos com capacidade para produzir quantidades reduzidas a um preço justo e adequado (algo que nós, na Codimarc, podemos fazer).

Outra solução poderá passar por imprimir os seus rótulos personalizados internamente, e para isso as impressoras de etiquetas são a melhor escolha que pode fazer.

Se quiser saber mais sobre impressoras de etiquetas, veja aqui no nosso site as soluções disponíveis.


rotulo-azeite-gourmet

 

A Reter Sobre O Que Deve Ter Em Conta Na Impressão e Escolha dos Rótulos Para Garrafas de Azeite

Analisadas as 3 dificuldades podemos dizer que:

Se quer destacar a qualidade do seu azeite e da sua marca de uma forma geral deve considerar vários factores.

No que diz respeito ao rótulo, vimos que não só o design é uma peça fundamental para se destacar da concorrência.

Mas não é só...

Desde que é expedido, armazenado, exposto e consumido, o rótulo do seu produto deve manter-se imaculável, para que a percepção de qualidade aos olhos dos seus consumidores seja máxima. 

Por isso é importante escolher o material certo. 

Por fim, e com esse nível de qualidade em conta, é importante conseguir negociar os melhores custos com o fabricante, e encontrar soluções viáveis, que lhe permitam ser criativo no marketing do seu produto.

Se quiser saber mais sobre os rótulos para as suas garrafas de azeite (ou qualquer outro produto) sinta-se à vontade para nos contactar.

Temos mais de 10 anos de experiência na área e todos os anos imprimimos milhões de rótulos para os nossos clientes.

Certamente encontraremos a melhor solução para si também.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes