Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

5 Coisas Que Tem de Saber Sobre Etiquetas Térmicas e de Transferência Térmica

Written by Claudia Leite | 19/jan/2015 12:00:00

Apesar do mercado de etiquetas ser um mercado já maduro e alargado a quase todos os sectores, existem cada vez mais empresas a optarem pelo uso de etiquetas para aplicações mais ou menos inovadoras.

Na nossa actividade diária, deparámo-nos com questões básicas que vou tentar esclarecer nas linhas a seguir. 

 Vejamos as cinco questões que merecem particular destaque:

1 – Que Tipos de Materiais Pode Usar nas Etiquetas?

Mais do que imagina. Desde o mais acessível e com pouca durabilidade, até ao material mais caro mas que tem uma resistência bastante superior. Tem por exemplo o papel Térmico - com uma durabilidade mínima e, sujeito a situações simples como as alterações climáticas, onde perde qualidade de imediato, podendo até tornar a informação ilegível - até ao Polipropileno ou Poliéster que quando sujeitados a situações mais adversas mantém perfeitamente a qualidade e toda a informação continua legível.

 


 

 

 

 

 

Saiba mais em Que etiquetas usar polipropileno, poliester, polietileno ou PVC?

2 – Como Saber as Medidas de uma Etiqueta? 

Como medir de forma correcta uma etiqueta? O que eu identifico como largura, outra pessoa pode identificar como altura. Portanto, devemos ter em mente uma regra básica: a forma como a etiqueta sai da impressora. Ou seja, a parte paralela à saída da impressora, horizontal, é a largura da etiqueta, a parte perpendicular à saída da impressora, na vertical, é a altura da etiqueta. De salientar, que não importa a forma como é a etiqueta impressa mas sim, a forma como sai da impressora.

Saiba mais em Como definir a medida correcta de uma etiqueta? 

3 - O Que Distingue Etiquetas Térmicas de Etiquetas de Transferência Térmica?

Uma das questões que movem o Mundo da etiquetagem.

Resumidamente, as etiquetas Térmicas não precisam de tinta como consumível, o material é tratado para que, ao passar pela cabeça de impressão, sobre aquecimento, escureça e assim obtemos a impressão.

As etiquetas por Transferência Térmica, necessitam, além do suporte de impressão (material), da Fita de Transferência Térmica (ribbon/foil), que é transferido para a etiqueta durante a passagem pela cabeça de impressão.

Saiba mais em: Qual a diferença entre impressoras térmicas e térmicas directas?

Assim, surge-nos outra questão:

 4 - Qual a melhor solução? 

Deve usar Impressão Térmica direta ou transferência térmica?

Depende da aplicação a dar à etiqueta.

Se esta não precisar de muita resistência e durabilidade, se a aplicação se limitar a cerca de umas horas ou poucos dias e não se sujeitar a condições adversas, o papel Térmico será suficiente. 

Caso a etiqueta e as informações impressas necessitarem de longa duração de vida, ou se estiver sujeita a condições desfavoráveis, deverá optar pela Transferência Térmica, uma vez que a qualidade e durabilidade são superiores.

Saiba mais em Que tipo de etiqueta usar térmica ou térmica directa?

5 - Precisa de Ribbon para Imprimir Etiquetas Térmicas?

Não. O ribbon aumenta a qualidade de impressão dos materiais por Transferência Térmica. A utilização de ribbon em materiais térmicos não altera a qualidade de impressão, simplesmente fará com que tenha mais despesas. As etiquetas Térmicas existem para serem usadas sem qualquer outro consumível, portanto, caso use este tipo de etiquetas, não use ribbon como consumível.

Saiba mais em Qual o papel mais indicado para as suas etiquetas?

Cada caso é um caso, e o material, medida e todas as especificações da etiqueta, dependem da aplicação.

Por mais que dominemos a área da etiquetagem, precisamos sempre de conhecer a aplicação e o fim a que se destinam as etiquetas, desta forma conseguiremos encontrar a solução mais indicada para cada caso específico.

Há mais alguma coisa que ache importante saber sobre o mundo das etiquetas? Deixe o seu comentário abaixo.