Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

O Maior Desafio Na Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos - E Como o Resolver

Written by José Sampaio | 5/set/2014 11:21:00

 

 

 

 

Fabricantes, Importadores e distribuidores de produtos químicos lutam para acompanhar as alterações que estão a acontecer a uma velocidade vertiginosa, com constantes mudanças e implementação de regras e regulamentos para a rotulagem e rastreabilidade de produtos.

Em diversas regiões do globo, continuam a existir algumas indefinições ao nível institucional. Nos EUA, por exemplo, está a verificar-se o processo de transferência do organismo “Toxic Substances Control Act” para o “Chemical Safety Improvement Act”. Na União Europeia, algumas empresas continuam a classificar os produtos segundo o REACH, sendo que a China têm a sua própria politica REACH e o Canadá criou a sua própria lei CMP.

E agora, existem os rótulos GHS que ao contrário daquilo que o nome indica (Globally Harmonized System), nem é global nem harmonizado: Os seus standards estão a ser interpretados e implementados por cada um dos estados membros, deixando o caminho aberto para futuros conflitos na implementação do sistema.

Apesar de ainda se verificar pouca clarificação, os profissionais e  industriais do setor químico estão com boas expetativas quanto á aplicação do sistema além fronteiras. Uma das razões é a atual existência de soluções para a rotulagem dos produtos segundo o sistema GHS.

O software de código de barras e etiquetagem BarTender faz parte da solução.

O BarTender inclui um formato de etiqueta GHS automatizado com regras específicas que ajudam a cumprir com a legislação. Pode ser ligado ao software ERP ou a uma base de dados interna, consolidando assim a informação a imprimir nos rótulos, com a legislação existente.

Dúvidas quanto às melhores soluções para rotulagem de produtos químicos? Não hesite, clique no botão a seguir e um especialista da CODIMARC entrará em contacto consigo.