A Nova Norma GHS Para Rótulos da Indústria Química

Publicado por: José Sampaio

Post Date 27/ago/2014 13:54:00

Rótulos GHSEstá preparado para 1 de junho de 2015?

A partir de 1 de junho de 2015, as etiquetas ou rótulos autocolantes vão ter obrigatoriedade de informação standardizada GHS para alertar os trabalhadores dos perigos químicos a que podem estar expostos.

COM O GHS COMEÇA UM MUNDO MAIS SEGURO

Para melhorar a qualidade e a standardização da comunicação de perigos no local de trabalho, o Standard de Comunicação de Perigos (HCS) actualizou-se para alinhar com o GHS. Como resultado, as empresas de todo o mundo (que representam mais de 5 milhões de postos de trabalho só na EU.), terão uma forma comum e coerente de classificar os produtos químicos e sobre formas de comunicação nas etiquetas, informação dos perigos e as fichas de dados de segurança.

AS MUDANÇAS GHS MAIS SIGNIFICATIVAS

  • Classificação de perigo: Proporciona critérios específicos para a Classificação na saúde e perigos físicos, assim como a Classificação das misturas.
  • Etiquetas: É exigido aos fabricantes e importadores de produtos químicos a aplicação de uma etiqueta que inclua a palavra sinalizada de advertência de risco, o pictograma e a indicação de perigo para cada classe e categoria de perigo. Também dão conselhos de segurança e manipulação.
  • Fichas de Dados de Segurança: terão agora um formato de 16 secções especificas.
  • Informação e formação: Os empregadores estão obrigados desde 1 de dezembro de 2013 a facilitar aos trabalhadores o reconhecimento e compreensão nos novos elementos da etiqueta e formato da folha de dados de segurança.

6 Pontos a Incluír nas Etiquetas ou Rótulos de Produtos Quimicos

A rotulagem de produtos químicos devem, segundo a norma GHS, incluír:

Exemplo GHS

       
  1. Um identificador e código de produto, neste caso o nome do composto e o seu número de código
  2. Uma palavra de sinalização seja de perigo ou advertência
  3. Pictogramas que descrevam os riscos associados
  4. Uma listagem escrita dos riscos associados
  5. Declarações preventivas relacionadas com o risco
  6. Informação do fornecedor

Rótulos GHSSe precisa de mais informação sobre GHS, soluções de etiquetagem por transferência térmica a duas cores, pre impressão de dados fixos, software de etiquetagem GHS, ou o seu negócio precisa de cumprir com os standards BS5609 não hesite em pedir contacto ou faça o seu próprio orçamento.

SE PRECISA DE COMEÇAR JÁ, aproveite o Pack para a Indústria Química Ready-to-Print que dá uma solução base com tudo o que precisa para começar já a imprimir as etiquetas e rótulos para produtos químicos e perigosos, ao abrigo da sistema GHS.

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes