A Sogrape é constituída por um grupo de empresas e marcas que se dedica à produção de vinhos de elevada qualidade. É a empresa nº 1 em Portugal na sua área, e está presente em 120 mercados.
Em 2018, uma das marcas do grupo – Porto Ferreira - iniciou uma campanha de nome “O seu nome no nosso vinho”, realizada na Feira do Livro de Lisboa.
Aproximar a Ferreira dos seus consumidores e criar relações mais duradouras com as pessoas através da personalização dos seus produtos.
A Porto Ferreira convidou as pessoas presentes na feira do livro, a personalizarem a garrafa de Ferreira Tawny com o seu próprio nome, ou o nome de alguém, e dessa forma ficarem com uma garrafa completamente única e diferente de todas as que existiam no mundo.
Para obter os rótulos do vinho, feitos geralmente em grandes quantidades, a equipa da Sogrape deparou-se com 2 desafios principais:
Numa primeira fase, essa personalização foi feita com um sistema de impressão bastante básico, incapaz de ser aplicável em maiores quantidades. Isto representou um problema para uma empresa com a dimensão da Sogrape, cujos vinhos são reconhecidos em todo o mundo, exigindo uma qualidade de 100%.
Para que este tipo de campanha fosse viável, era essencial para a empresa que os seus rótulos personalizados tivessem exatamente a mesma qualidade que os consumidores estão habituados a ver nas prateleiras.
E apesar desse nível de qualidade não ter sido conseguido na pequena campanha na Feira do Livro de Lisboa, esta primeira experiência revelou algo importante. Revelou que este era um tipo de projeto com potencial para crescer e para aproximar a empresa dos seus consumidores.
A Porto Ferreira decidiu por isso avançar com a mesma ação em 2019, desta vez num roadshow de Ferreira pelas romarias do país. Decidindo também implementar umas pequenas mudanças e ajustes, principalmente na impressão.
Assim, decidiram que era essencial encontrar uma solução de impressão alternativa, que fosse capaz de produzir rótulos personalizados, na hora, de forma eficiente e prática, mas com a qualidade, riqueza e detalhe gráfico que a empresa exigia a si própria.
Depois de identificado o problema, a Sogrape precisava de encontrar o parceiro para desenvolver uma solução, o que depois da mais que vulgar pesquisa web, a trouxe à Codimarc.
Nos contactos iniciais foram definidos os objetivos do projeto - dar ao consumidor a possibilidade de comprar uma garrafa de Vinho do Porto Ferreira única no planeta. Esta exclusividade deveria ser conseguida com a personalização de um nome à escolha, num rótulo graficamente igual ao original.
O Rótulo de vinho do porto Dona Antónia foi o escolhido para essa personalização, onde ainda foi acrescentado um nível extra de complexidade ao rótulo original com o nome. A fotografia também tinha de ser personalizável. Além disso, os rótulos tinham de ser a cores e com uma qualidade de impressão condizente com os standards da marca Sogrape.
Perante este desafio, as equipas da Codimarc e da Sogrape desenvolveram em conjunto uma solução que cumprisse esses todos os objetivos, testaram as especificidades de diferentes impressoras de rótulos a cores e materiais até chegarem à Epson C3500. Esta impressora, versátil e com tecnologia a jato de tinta, mostrou ser a solução ideal para as necessidades específicas do projeto.
Excelente Fiabilidade e Durabilidade
Alta Velocidade e Alta Qualidade de Impressão
Impressões Duradouras
Impressões Consistentes Tempo de Inatividade Reduzido
Fácil Utilização
Fácil de Integrar
Entre os variados testes e experiências de impressão que, além do tipo de impressora, incluíram o uso de diversos materiais, alguns deles específicos para vinhos, bem como diferentes tintas, foi alcançado um rótulo profissional, bonito e “condizente com a qualidade que a Ferreira tem vincada no mercado”.
Neste processo as equipas construíram uma solução ganhadora e a Sogrape percebeu que estava pronta a começar a personalizar os rótulos de forma profissional.
Depois de alcançada a qualidade desejada nos rótulos, estava na hora de pôr o projeto em prática.
E foi assim que, no Verão de 2019, a impressora Epson C3500 foi integrada num quiosque móvel, que foi utilizado no roadshow da Ferreira durante 1 mês, por vários pontos do país.
Com a solução implementada, a Sogrape foi capaz de personalizar as garrafas de Ferreira com o nome dos consumidores, ou de Dona Antónia, com o nome e fotografia.
E em termos práticos, não há comparação possível com a tecnologia utilizada na Feira do Livro de Lisboa, em 2018. A qualidade era de longe superior, e a eficiência também.
Tendo em conta os objectivos do projeto da Sogrape, a Codimarc concebeu com sucesso uma solução mais prática e eficaz, com uma qualidade de impressão superior. Para além disso, esta solução permite a fácil aplicação das etiquetas em diversos espaços e contextos.
A melhoria da qualidade de impressão, a rapidez e a agilidade das etiquetas personalizadas trouxeram benefícios claros para as campanhas da Sogrape.
Dado o evidente sucesso deste projeto, a Sogrape está já a explorar formas de o manter ativo, garantindo uma relação única, diferenciada e de proximidade com os seus consumidores. Não porque vá mudar a forma como consomem, mas porque muda, sem dúvida, a forma como se relacionam com a marca.
O futuro reserva um enorme potencial para a implementação das etiquetas personalizadas nas lojas de várias marcas. Estando resolvida a impressão imediata de etiquetas personalizáveis de alta qualidade, o novo desafio a ultrapassar é o do espaço disponível limitado.
Não há dúvida que aqui estaremos para ajudar a quebrar barreiras no que diz respeito à etiquetagem e identificação de produtos.