Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

Pneus Podem Arruinar uma Impressora de Etiquetas?

Written by José Sampaio | 1/jul/2014 8:30:00

Quem trabalha no setor dos pneus, sejam produtores, armazenistas ou responsáveis pela distribuição e logística de pneus, conhecem bem as dificuldades ligadas à etiquetagem destes artigos.

Uma das superfícies mais difíceis de aplicar uma etiqueta autocolante são os pneus de borracha.

 

Pneus e Rótulos Autocolantes: Inimigos das Etiquetadoras?

Muito mais do que imagina!

Sendo uma superfície de tão difícil adesão, os fabricantes de materiais auto-adesivos para etiquetas, desenvolveram colas com características especiais.

Geralmente são adesivos á base de borrachas, pouco sólidos e com uma gramagem elevada. Estes fatores fazem, por exemplo, com que quando o rolo das etiquetas seja sujeito a pressão ou temperaturas um pouco mais elevadas, o adesivo tenha tendência a escorrer para as extremidades do rolo.

O que acontece com o excesso de adesivo quando estamos a utilizar esse rolo na impressora de código de barras? Vai-se agarrar e acumular gradualmente em diversas partes da etiquetadora, o que leva a níveis que impedem a avanço normal das etiquetas autocolantes.

Para retirar esse excesso de cola, alguns utilizadores usam, em situações extremas, produtos solventes ou outros que afetam partes de plástico, sensores e outras peças das impressoras, o que leva ao aparecimento de sérias avarias.

 

Como minimizar os danos e manter a performance das etiquetas?

A resposta é: Aplique colas que mantenham uma ótima adesividade neste tipo de superfícies e recorra aos processos de fabrico mais eficientes de forma a não provocar os tão indesejados danos nos equipamentos de impressão.

Para aprender mais sobre a norma europeia 1222/2009, peça o Guia de Etiquetagem de Pneus ou fale com um Especialista.