5 Tipos de Cola mais Usados nas Etiquetas Adesivas ou Autocolantes

Publicado por: José Sampaio

Post Date 29/abr/2014 10:00:00

Etiquetas AdesivasUma das aplicações mais frequentes na etiquetagem, são as caixas de cartão canelado, o que nos poderia levar a pensar que, colar uma etiqueta ou rótulo numa caixa de cartão está isento de problemas.

Pois, não é o caso.  

A verdade é que há variáveis como: tipo de cartão, humidade, temperatura de aplicação da etiqueta, etc. que fazem com que a probabilidade da etiqueta adesiva não colar conforme o pretendido seja enorme.

Isto leva-nos a uma conclusão desde logo: até as aplicações mais comuns podem ter necessidade de uma cola com características especiais.

Acrílica, Hotmelt, Borracha, Permanente, Superpermanente, Removível, para Congelados, são apenas alguns dos tipos ou características dos adesivos utilizados nas etiquetas autocolantes. Alguns deles desenvolvidos para aplicações muito especificas. Vejamos os mais comuns:

Adesivo Acrílico Permanente

É o adesivo mais comum, utilizado para etiquetagem de uma vasta gama de produtos com superfícies pouco rugosas, sem humidade e que sejam submetidas a temperaturas que variem entre os -10ºC e +70ºC aproximadamente.

Adesivo Acrílico Superpermanente

É um tipo de adesivo indicado para superfícies difíceis, como por exemplo rugosas ou onduladas. Têm uma aderência inicial (tack) elevada e funcionam bem a baixas temperaturas, até -20ºC. Excelente comportamento para etiquetar caixas de cartão muito rugosas.

Cola Acrílica Removível

É também um adesivo acrílico, á base de água, para aplicações onde é necessário remover a etiqueta com facilidade e sem deixar resíduos no produto onde foi aplicado. Ideal para etiquetar vidros, loiças, utensílios de cozinha, entre outros.

Cola Hot-Melt Superpermanente

Sendo um adesivo com base numa resina de caucho, funciona bem numa grande variedade de superfícies, mesmo apolares, caso de alguns plásticos como o polietileno e polipropileno. Têm uma aderência inicial elevada.

Cola Hot-Melt para Congelados

Desenvolvidos para serem aplicados numa grande variedade de superfícies e que venham a ser submetidos a temperaturas muito baixas, até 40º negativos.

Etiquetas Adesivas

Não estaremos a fugir á verdade ao dizer que estes 5 tipos de cola cobrem mais de 90% das aplicações do mercado. Para os restantes 10% de aplicações, estão disponíveis algumas dezenas de outros adesivos, com características únicas e para aplicações também elas muito particulares.

Algumas dessas aplicações dos rótulos em etiquetas para pneus, certos tipos de tecidos, superfícies de betão ou metal, entre tantas outras exigem que a cola adesiva da etiqueta autocolante tenha características que façam com que o seu desempenho satisfaça as necessidades particulares de cada utilização.

De uma coisa pode estar certo: Há sempre uma cola apropriada para a utilização que queira dar ás etiquetas autocolantes.  Tem dúvidas? Nós também não sabemos tudo, mas temos uma equipa de especialistas que terá todo o gosto em estudar o seu caso. Faça clique no botão a seguir e entramos em contacto consigo.

Resumindo

A escolha do adesivo correto para etiquetar caixas de cartão canelado pode fazer toda a diferença no resultado final. Com uma enorme variedade de opções disponíveis, desde adesivos acrílicos a hot-melt, é fundamental escolher o tipo adequado às necessidades específicas de cada aplicação.

Se tiver dúvidas sobre qual o adesivo a utilizar nas suas etiquetas autocolantes, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas. Estamos disponíveis para ajudar a encontrar a solução ideal para as suas necessidades de etiquetagem. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes