Pneus Podem Arruinar uma Impressora de Etiquetas?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 1/jul/2014 9:30:00

Etiquetagem PneusQuem trabalha no setor dos pneus, sejam produtores, armazenistas ou responsáveis pela distribuição e logística de pneus, conhecem bem as dificuldades ligadas à etiquetagem destes artigos.

Uma das superfícies mais difíceis de aplicar uma etiqueta autocolante são os pneus de borracha.

 

Pneus e Rótulos Autocolantes: Inimigos das Etiquetadoras?

Muito mais do que imagina!

Sendo uma superfície de tão difícil adesão, os fabricantes de materiais auto-adesivos para etiquetas, desenvolveram colas com características especiais.

Geralmente são adesivos á base de borrachas, pouco sólidos e com uma gramagem elevada. Estes fatores fazem, por exemplo, com que quando o rolo das etiquetas seja sujeito a pressão ou temperaturas um pouco mais elevadas, o adesivo tenha tendência a escorrer para as extremidades do rolo.

O que acontece com o excesso de adesivo quando estamos a utilizar esse rolo na impressora de código de barras? Vai-se agarrar e acumular gradualmente em diversas partes da etiquetadora, o que leva a níveis que impedem a avanço normal das etiquetas autocolantes.

Para retirar esse excesso de cola, alguns utilizadores usam, em situações extremas, produtos solventes ou outros que afetam partes de plástico, sensores e outras peças das impressoras, o que leva ao aparecimento de sérias avarias.

Etiquetagem de Pneus

 

Como minimizar os danos e manter a performance das etiquetas?

A resposta é: Aplique colas que mantenham uma ótima adesividade neste tipo de superfícies e recorra aos processos de fabrico mais eficientes de forma a não provocar os tão indesejados danos nos equipamentos de impressão.

Para aprender mais sobre a norma europeia 1222/2009, peça o Guia de Etiquetagem de Pneus ou fale com um Especialista.

Kit Etiquetagem Pneus - Grátis

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes