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5 Dicas para Criar Rótulos de Produto Perfeitos

Written by Ricardo Costa | 13/abr/2016 9:50:13

Já foi tempo em que usar terminologias como "Novidade" / "Novo"/ "Melhoria" eram suficientes para atrair os consumidores e fazer de algumas marcas um verdadeiro sucesso. 

Hoje em dia, os consumidores são mais sofisticados e exigentes, logo alguns velhos "truques" de promoção de marcas não funcionam. Então, levanta-se a questão: O que é que os consumidores querem ver nas prateleiras nos dias de hoje? Resposta: Marcas fortes, com personalidade distinta, e que surpreendam e invoquem prazer no consumidor.

Marcas com forte personalidade são capazes de convencer o consumidor de que ao comprar o produto em causa, ele tem o que precisa para ter uma excelente experiência com o mesmo. É aqui que a escolha do fornecedor de Rótulos faz toda a diferença. Seguem-se algumas dicas de Design de Rótulos para tornar o seu Produto num Sucesso das Prateleiras em 2016: 

1. Deve contar uma História

Todos adoramos uma boa história. De modo que o Rótulo poderá descrever uma história associada ao produto. Devem ser usadas palavras e imagens associadas a factos, a descrições, relatos. E é desta forma que o rótulo adquire Personalidade. Pois tem traços e características muito próprias que o singularizam e destacam aos olhos do consumidor.

Neste projeto para uma marca Sueca de licores foi cridada uma história para cada referência da marca. O resultado final de todo o trabalho é algo que de facto envolve o consumidor. Quem não gostaria de colecionar estas garrafas?

2. Personalizado

Um rótulo com personalidade tem detalhes "especiais", como por exemplo uma fonte especial ou outro elemento gráfico que vinque essa personalidade. Ou seja, detalhes que lhe confiram um toque pessoal. Como se fosse todo ele feito manualmente.

Veja a próxima imagem. O Designer utilizou a fruta como carimbo dando ao Rótulo um Design único e personalizado. Um bom exemplo!

 

3. Mostre que se preocupa 

O rótulo deve ter uma responsabilidade social e ou ambiental. Os Consumidores de hoje em dia são cada vez mais conscientes do impacto que as suas compras possam ter na sociedade e também no ambiente. De forma que o produto que compram devem também ele mostrar essa preocupação. Uma das formas, é optar pelo uso de embalagens eco-friendly por exemplo.

Nas imagens a seguir pode ver um projeto de Design para um produto em que é sugerido com um rótulo ao consumidor indicador de outras utilizações da embalagem depois do produto consumido. Interessante!

4. Seja Honesto

A era do Photoshop "terminou"… As pessoas/ consumidores actuais optam pelos produtos mais humanizados. Isto é, a tendência é a desvalorização de produtos que apelem (de forma exagerada ou de forma sedutora) a imagens de beleza ou vida quase perfeitas! Porque isso não existe. Usar por exemplo uma pessoa da vida real para promover o seu produto, em vez de um modelo, é o que cativa o consumidor porque é mesmo assim que ele se vai identificar com a história do produto. Desta forma, a sua marca torna-se autêntica. O consumidor percebe que está a comprar algo que lhe vai servir para um propósito útil na sua vida.

Repare nos próximos exemplos. Foi utilizado um discreto Rótulo em PP Transparente, o conteúdo, a cor e a textura do próprio produto falam por si e fazem parte de todo o Design. Nada mais honesto!

5.Proteja a sua marca

As marcas vão-se desenvolvendo, crescendo, sofrem mutações, inovações e todas essas transformações devem manter-se devidamente registadas e guardadas. Pois aí está toda a história, toda a identidade da sua marca.

Uma boa concepção e impressão do Rótulo é fundamental para o seu produto, e é muito mais que uma etiqueta com código de barras. Se pretender mais informação acerca de Design e Impressão de Rótulos vamos conversar sobre as suas necessidades.