5 Inovações Indispensáveis no Design de Rótulos que Deve Considerar

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 6/mar/2015 10:45:34

Os Rótulos devem ser pensados e desenhados de forma a atrair para si os consumidores, deve ser estruturado para os levar a optar pelo seu produto e não por outro idêntico de um concorrente, na hora da decisão um Bom Design de Rótulos pode ser decisivo.

Não existem regras infalíveis para o conseguir, nem para oferecer ao seu produto o Rótulo perfeito, contudo existem factores que considero fundamentais para inovar no Rótulo e fazer com que ele contribua para o sucesso do seu produto.

 44ae2699a6b0efaac277b1d40312d7eb

1. Gráficos Atraentes

Os elementos e o aspecto gráfico são uma parte extremamente importante no Design de um Rótulo. Estes fazem com que um potencial cliente preste atenção a um determinado produto, são normalmente o primeiro fator que nos suscita curiosidade e interesse, mesmo antes da leitura de qualquer tipo de texto no Rótulo.

Vejam a imagem em baixo, uma excelente solução gráfica, simples mas bastante atrativa principalmente quando olhamos para o conjunto.

2. Cor

A escolha da cor é outro fator muito importante, as cores provocam emoções nos consumidores. É importante que as cores escolhidas puxem pelos sentimentos que queremos que o produto provoque no consumidor. As cores devem potenciar toda a embalagem e Rótulo do produto.

A imagem seguinte representa um Guia Emocional das cores, em que são associadas a gráficos bem conhecidos.

Color_Emotion_Guide22

3. Fontes

Os tipos de letra são tão importantes no design do Rótulo como as cores e os elementos gráficos. Escolha uma fonte fora do catálogo normal de tipos de letra e fora das que constam de origem no seu sistema operativo, seja Mac ou Windows. Existem hoje em dia boas soluções a bons preços ou até mesmo free fonts bem desenhadas que poderão oferecer ao seu Rótulo uma dimensão e qualidade superiores.

A fonte deve ser de leitura fácil, e é importante que não use muitos tipos de letra diferentes no mesmo Rótulo. Limite o número de fontes quando está a criar o Design de um novo Rótulo.

Veja as imagens seguintes. São dois projectos de Design de Rótulos em que praticamente só é usado lettering e uma única fonte com variações de tamanho criando um ritmo visual muito bem conseguido. São excelentes exemplos sobre a importância das fontes tipográficas no Design.

0fde4eddb7cb37ecf21bfd8ec62ffea8

8cc5e29cc94ec7aad411127df5e95bb6


4. Vocabulário Sedutor

Lembre-se que a primeira impressão leva apenas alguns segundos. O texto no seu Rótulo deve influenciar a compra do produto. Use palavras curtas e cativantes que sirvam para chamar a atenção do consumidor.


5. Produto / Informações de Contato

Um Rótulo de produto não precisa só de informação acerca do produto em si, precisa também por exemplo de informação sobre como contactar a sua empresa. Esta informação deve ser o mais directa possível e deve ser adicionada ao Rótulo de forma a não interferir com os gráficos, cores e na sua aparência visual.

Esta informação deve estar facilmente detectável, fácil de ler e separada o melhor possível do resto da informação, como na imagem em baixo, repare que quase não precisa de ler para perceber facilmente onde estão as informações de contacto.

minimal_typographic_package_design_105


Um Rótulo bem conseguido é capaz de atrair o consumidor, e passa muito pela conjugação perfeita entre os factores acima referidos. Claro que não estamos a deixar de fora os rótulos personalizados.

Por tudo isto é fundamental a escolha do fornecedor certo. Se pretender mais informação acerca de Design e Impressão de Rótulos entre em contacto com a Codimarc.

Informações Rótulos

 

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes