Hoje em dia, é impossível ignorar: o rótulo pode mesmo ser o protagonista do sucesso — ou do fiasco — comercial do seu produto.
E se ele é assim tão determinante, a escolha do fabricante ou fornecedor de rótulos deve ser tão meticulosa quanto a imagem que pretende transmitir ao mercado com os seus produtos.

Pensar nos critérios fundamentais para escolher um fornecedor é tão natural como a vontade de simplificar os processos — e, cá entre nós, a experiência ensina que os campeões de cada parceria são precisamente três:
- Qualidade
- Preço
- Prazo de Entrega
O fornecedor ideal é aquele que entrega o melhor equilíbrio nestes fatores. Por isso, num processo de avaliação e seleção, vale a pena considerar outros pontos que nos ajudem a afinar a melhor escolha possível.
Afinal, cada critério tem impacto direto no preço negociado, na qualidade alcançada e, claro, no prazo em que os seus rótulos chegam até si — sem sustos nem atrasos.
1. Capacidade Financeira
Quando se é fornecedor, existe uma preocupação natural em obter informações financeiras de determinados clientes.
E quando se é cliente? Não devemos ter a mesma preocupação em relação a um fornecedor? Uma das piores coisas que nos pode acontecer é ter que procurar um novo fornecedor porque o anterior não tem capacidade para comprar a matéria prima para aquela encomenda que precisamos urgentemente, ou pior, fechou as portas.
2. Capacidade Técnica
Avalie se ele consegue entregar os serviços que precisa. Design gráfico ou pré impressão de rótulos, o numero total de cores a utilizar nos rótulos, o tipo de impressão ou acabamento etc. Escolha o fornecedor que melhor responda ás suas necessidades.
3. Cumprimento de Requisitos Legais e Regulamentares
Saber que o seu fornecedor de etiquetas cumpre com a legislação em vigor, seja ela relativamente a higiene e segurança no trabalho, licenciamento industrial, entre outros deve ser motivo para um maior nível de confiança na parceria.

4. Sistema de Gestão da Qualidade
Empresas que implementam e vivem sistemas de gestão de qualidade avançados têm processos afinados, recolhem e resolvem reclamações com eficácia, monitorizam o seu desempenho e cultivam a melhoria contínua.
O resultado? Ganham músculo competitivo — e transmitem confiança não só ao mercado, mas também a quem, como nós, acredita que rótulos bem feitos começam por processos bem tratados.
5. Equipa de Colaboradores
As empresas são as pessoas. É o que muitos dizem e eu concordo plenamente. Quando do outro lado estão pessoas que o conhecem a si e as suas necessidades e que sentem satisfação no trabalho que fazem por si, sem que exista um "entra e sai" frequente de pessoas novas, o cliente sai a ganhar. E muito!
Conclusão
Se procura de um parceiro para produção de rótulos e etiquetas impressas que entregue de facto um serviço e qualidade superiores, preços justos e zero stress na entrega, fique atento a estes 5 requisitos essenciais.
Afinal, na Codimarc, sabemos que o sucesso no mercado começa logo na etiqueta – e só trabalha conosco quem leva isso tão a sério como nós!
E no seu caso, que outros fatores considera indispensáveis para garantir que tem os seus rótulos sempre impecáveis e no tempo certo? Partilhe a sua experiência nos comentários – juntos, é mais fácil codificarmos novas soluções!
Autor: José Sampaio
Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.





