A escolha de uma fita Ribbon de transferência térmica, pode ser uma componente importante da eco-eficiência de um produto, tornando-se em bastante mais que uma simples escolha.
O mais provável é que nunca tenha pensado nessa perspectiva, mas o impacto das suas escolhas na mensagem de sustentabilidade do planeta podem ser significativas e bem justificadas.
Chegou a vez das etiquetas eco-eficientes.
A verdade é que há cada vez mais marcas, produtos ou serviços assossiados ao conceito Verde - Green - e, mais importante, há pessoas que fazem as suas escolhas de acordo com essa consciência ecológica que lhes é transmitida.
É verdade que foi criado o rótulo ecológico europeu, mas mesmo sem esse logo no rótulo, ele pode ser verde.
Etiquetas e Impressoras Amigas do Ambiente - Por Redução de emissões de CO²
Escolher etiquetas amigas do âmbiente em que o papel seja produzido em fábricas com certificação ambiental ISO14001, com produtos florestais certificados (PEFC e FSC) ou impressoras de transferência térmica com nível energético ENERGY STAR são boas respostas para um consumo mais eficiente. Agora vejamos, o Ribbon também é um consumível certo? Qual o impacto da sua utilização no seu negócio? e em números...
Vejamos um exemplo do impacto da utilização de um ribbon livre de solventes - SollFree - nas reduções de CO2.
Sendo tudo praticamente igual, a grande vantagem desta fita de transferência térmica é o seu impacto sobre o Meio Ambiente: através da poupança do CO ² :
- A substituição de um rolo de ribbon de cera standard (33 m² ) por um 470 AWR SolFree, gera um redução nas emissões de 365gr CO²
Uma empresa que gaste anualmente 200.000 m², evita 2,2 toneladas de emissões de CO ², o que equivale a: - 15 viagens de carro Porto-Lisboa, ou
|
Este pode ser um argumento para olhar para a compra do ribbon de uma outra forma, e bastante tangível. As Impressoras Zebra lideram como maior fabricante de impressoras térmicas em Portugal a usar este ribbon amigo do ambiênte.
E VOCÊ? Há um compromisso do seu sector para com o desenvolvimento sustentável? A sua empresa tem consciência ecológica?
EM 2012 CRIAMOS UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECOEFICIÊNCIA NA ETIQUETAGEM para ajudar os clientes a cumprir os objectivos ambientais em cada etapa do ciclo de vida do produto. Bem vindo às etiquetas verdes.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.