
A Cabeça de Impressão é o componente mais importante da sua impressora, possivelmente o mais caro e também o mais delicado.
A Cabeça de Impressão térmica é um elemento da sua impressora de desgaste natural, ou seja, é como se fossem os travões do seu carro, que com o tempo se vão acabar por gastar. Aqui o desgaste não é opção. No entanto, com o devido cuidado e atenção permanente através de uma manutenção preventiva, pode prolongar a vida da Cabeça de Impressão, o que se tornará seguramente num bom negócio.
Como Desgastar a Cabeça de Impressão Térmica
Há factores que podem contribuir para causar um desgaste suplementar e a médio prazo danificar a cabeça de impressão, temos como exemplos de maior impacto:
- Má qualidade de ribbon;
- Má qualidade do papel;
- Aquecimento da cabeça de impressão em demasia;
- Falta de limpeza;
- Utilização de ferramentas não adequadas para retirar alguns vestígios de papel, cola e mais.
Consequências de Uma Cabeça de Impressão Danificada
Uma cabeça de impressão, mesmo danificada pode continuar a imprimir. Espere no entanto alguns problemas, que previsivelmente serão:
- Impossibilidade de ler os códigos de barras;
- Existência de falhas na impressão;
- Acumular de sujidade que leva a que a cabeça de impressão fique com mais riscos e leve rapidamente à necessidade de substituição.
Como Poupar a Cabeça de Impressão
O que fazer para evitar o desgaste acelerado.
- Limpe com alguma frequência a cabeça de impressão utilizando toalhetes de limpeza, por exemplo, sempre que trocar o rolo de ribbon.
- Utilizar um ribbon de boa qualidade de forma a não ser necessário o aumento em exagero da temperatura da cabeça de impressão.
- Evitar o uso de papel térmico e optar pela transferência térmica.
Estas são algumas das nossas sugestões para manter o seu negócio sob controlo. Precisa da ajuda de um profissional? carregue no botão abaixo e peça o contacto de um especialista.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.