Existem dezenas de materiais utilizados para a produção de etiquetas, no entanto o papel é sem dúvida o que satisfaz mais de 80% das necessidades dos clientes (logísticas e transportes, identificação de material,etc).
Podem ser produzidas etiquetas a cores, em branco ou até mesmo personalizadas. Os 20% restantes são completados por materiais sintéticos como o poliester, o polipropileno, o artydel, etc. ou Materiais desenvolvidos para exigências concretas (saúde, automóvel, floricultura, etc)
O Que Pode Influenciar a Qualidade de Impressão de Etiquetas
Sujidade na cabeça de impressão e platen roller
Algum pó na cabeça de impressão ou no platen roller é suficiente para a alteração na qualidade de impressão. Aconselhamos que a tampa da impressora seja mantida fechada e sejam usados toalhetes de limpeza
Temperatura não adequada ao material utilizado
É importante perceber que a temperatura da cabeça de impressão deve ser ajustada de acordo com o material que está a usar. As etiquetas para roupa por exemplo, tem necessidades muito peculiares.
Poliamida, poliester, polipropileno ou etiquetas de papel são tipos de materiais que exigem diferentes parâmetros de impressão. Se tiver dúvidas, peça ajuda a um especialista de codificação e etiquetagem.
Consumíveis com qualidade duvidosa
Diz a sabedoria popular que o barato sai caro! É importante ter a segurança de utilizar um tipo de papel, material sintético e um ribbon de boa qualidade. Este deve ser também escolhido tendo em conta a superfície onde vai imprimir, por exemplo: para papel aconselhamos um ribbon de cera, para poliamida resina têxtil, etc.
As etiquetas são aplicadas na etiquetagem de Segurança, codificação por código de barras, ou etiquetagem de grandes dimensões
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.