Se é fabricante de produtos químicos, a implementação dos requisitos do sistema GHS já não lhe trará surpresas e provavelmente já há alguns meses que está a considerar as opções existentes. Contudo, quando chega a hora de implementar uma solução, ainda existe muita confusão no mercado.
Vamos então reforçar o esclarecimento acerca do GHS e da BS5609.
O que é o GHS (Globally Harmonized System)?
É um sistema internacional para a classificação e rotulagem dos produtos químicos. Este sistema, recentemente adotado pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration), define requisitos quanto á utilização de rótulos com pictogramas específicos. A implementação de um sistema de etiquetagem que seja compatível com este sistema, requer a impressão a duas cores: texto a preto e os pictogramas em vermelho. A complexidade desta transição depende do sistema de impressão que utiliza atualmente.
Como tornar a sua solução de impressão, compatível com o sistema GHS
Impressão Laser:
Para quem já usa este tipo de impressão, a atualização será relativamente fácil. Nestes casos, vai precisar de um investimento numa impressora laser a cores.
Impressora Transferência Térmica e etiquetas pré-impressas:
Esta pode ser a solução mais conveniente. Poderá continuar a usar a impressora de transferência térmica já existente e apenas alterar o layout e informação da etiqueta pré-impressa. Em alguns casos, a solução mais adequada poderá mesmo ser a aquisição de uma nova impressora de transferência térmica com a capacidade de imprimir duas cores em simultâneo e desta forma evitar o recurso a etiquetas pré-impressas.
O Que é a BS 5609?
É uma norma ou componente do sistema de classificação e etiquetagem GHS e que deverá ser implementada pelas empresas que exportam os produtos quimicos por via marítima. A BS 5609 especifica alguns requisitos relativamente á imersão de toda a etiqueta em água do mar. Isto significa que tanto o material da etiqueta bem como as tintas utilizadas para a impressão, devem ser compatíveis com esses requisitos. A maioria dos fabricantes acredita que os seus produtos são compatíveis mas infelizmente isso nem sempre acontece.
Como atingir o cumprimento da norma BS 5609:
- O ribbon de transferência térmica, o toner da impressora laser ou a tinta da impressora inkjet devem ser específicos para o material da sua etiqueta.
- O material da etiqueta e a tinta de impressão são agora um conjunto e os testes segundo a BS5609 devem incluir a etiqueta já completamente impressa. Será dessa forma que serão verificados os requisitos de durabilidade na imersão.
O que perguntar ao seu fornecedor de etiquetas:
- Que tintas e material usa nas etiquetas que me fornece?
- A Combinação da tinta com a etiqueta, cumpre com os requisitos da norma BS 5609?
Como forma a proteger o seu negócio, deverá colocar estas questões ao seu fornecedor de etiquetas e obter informação quanto ás características tanto dos materiais como das tintas usadas no fabrico dos seus rótulos.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.