Etiquetar Bidões de Produtos Químicos: O Que é o GHS e a BS 5609

Publicado por: José Sampaio

Post Date 16/set/2014 14:30:00

GHSSe é fabricante de produtos químicos, a implementação dos requisitos do sistema GHS já não lhe trará surpresas e provavelmente já há alguns meses que está a considerar as opções existentes. Contudo, quando chega a hora de implementar uma solução, ainda existe muita confusão no mercado.
Vamos então reforçar o esclarecimento acerca do GHS e da BS5609.

O que é o  GHS  (Globally Harmonized System)?

Rótulos GHSÉ um sistema internacional para a classificação e rotulagem dos produtos químicos. Este sistema, recentemente adotado pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration), define requisitos quanto á utilização de rótulos com pictogramas específicos. A implementação de um sistema de etiquetagem que seja compatível com este sistema, requer a impressão a duas cores: texto a preto e os pictogramas em vermelho. A complexidade desta transição depende do sistema de impressão que utiliza atualmente.

Como tornar a sua solução de impressão, compatível com o sistema GHS

Impressão Laser:
Para quem já usa este tipo de impressão, a atualização será relativamente fácil. Nestes casos, vai precisar de um investimento numa impressora laser a cores.

Impressora Transferência Térmica e etiquetas pré-impressas:
Esta pode ser a solução mais conveniente. Poderá continuar a usar a impressora de transferência térmica já existente e apenas alterar o layout e informação da etiqueta pré-impressa. Em alguns casos, a solução mais adequada poderá mesmo ser a aquisição de uma nova impressora de transferência térmica com a capacidade de imprimir duas cores em simultâneo e desta forma evitar o recurso a etiquetas pré-impressas.

O Que é a  BS 5609?

É uma norma ou componente do sistema de classificação e etiquetagem GHS e que deverá ser implementada pelas empresas que exportam os produtos quimicos por via marítima. A BS 5609 especifica alguns requisitos relativamente á imersão de toda a etiqueta em água do mar. Isto significa que tanto o material da etiqueta bem como as tintas utilizadas para a impressão, devem ser compatíveis com esses requisitos. A maioria dos fabricantes acredita que os seus produtos são compatíveis mas infelizmente isso nem sempre acontece.

Como atingir o cumprimento da norma BS 5609:

  • O ribbon de transferência térmica, o toner da impressora laser ou a tinta da impressora inkjet devem ser específicos para o material da sua etiqueta.
  • O material da etiqueta e a tinta de impressão são agora um conjunto e os testes segundo a BS5609 devem incluir a etiqueta já completamente impressa. Será dessa forma que serão verificados os requisitos de durabilidade na imersão.

O que perguntar ao seu fornecedor de etiquetas:

  • Que tintas e material usa nas etiquetas que me fornece?
  • A Combinação da tinta com a etiqueta, cumpre com os requisitos da norma BS 5609?

Como forma a proteger o seu negócio, deverá colocar estas questões ao seu fornecedor de etiquetas e obter informação quanto ás características tanto dos materiais como das tintas usadas no fabrico dos seus rótulos.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes