Importância da Fita de Transferência Térmica/Ribbon na Indústria Automóvel

Publicado por: José Sampaio

Post Date 28/jan/2014 13:30:00

A Indústria Automóvel, é um dos sectores onde a elevada utilização da subcontratação e da reposição de peças em tempo recorde, obriga a uma rotulagem meticulosa de todos os elementos que compõem um automóvel.

A verdade é que durante o armazenamento, montagem e manutenção do veículo, as etiquetas de identificação das peças automóveis (principalmente com códigos de barras), apesar dos efeitos de elementos como gasolina, óleo, água ou calor entre outros, devem manter a legibilidade durante todo o ciclo de vida do veículo, que pode atingir décadas.

Ribbon na Indústria Automóvel

Como a Indústria Automóvel usa Ribbon de Alta Performance e Versatilidade

Durante os próximos anos, os estofos no novo VW Polo serão identificados através de uma etiqueta de rastreabilidade impressa com o ribbon de transferência térmica de Cera/Resina, Armor APX FH.

Depois de submetida a rigorosos testes de laboratório e de produção, a empresa aprovou esta fita de transferência térmica, desenvolvida para imprimir sobre uma grande variedade de materiais, especialmente materiais sintéticos.

O objectivo era encontrar etiquetas com uma elevada resistência á fricção, que suportassem temperaturas até 150º.

Graças á formula química, é possível obter uma qualidade de impressão excelente a velocidades de impressão até 300mm/s, factor que permite ganhos importantes de produtividade nas linhas de produção com as características das indústrias do sector automóvel. A empresa estima uma poupança de cerca de 40% no custo de impressão, comparativamente com a utilização do ribbon de resina anteriormente usado para esta aplicação.

Ribbon de Alta Resistência e Durabilidade para Rastreabilidade de Peças Automóveis e Aviões

Uma empresa pertence ao líder global na indústria automóvel e aeroespacial a operar no Brasil e especializada na fabrico de semi-eixos (sistema que transfere a energia para as rodas a partir de um diferencial, permitindo o movimento da roda devido à direcção ou movimento da suspensão) escolheu o ribbon AXR7 devido aos requisitos de grande durabilidade na legibilidade das etiquetas.

Durante as fases de produção dos semi-eixos, cada parte tem de ser classificada com uma etiqueta  para fins de controlo e de identificação com a dificuldade de permanecer legível, apesar das condições adversas causadas pela manipulação, processamento, ferramentas, controlos de qualidade e contactos com outros elementos metálicos. Uma vez fabricados, os semi-eixos são igualmente etiquetados para todo o ciclo de vida do automóvel, e para garantir uma boa manutenção, substituição e reciclagem.

Os requisitos chave para esta aplicação são a durabilidade e legibilidade,  onde o ribbon de resina AXR  7 + combina as exigentes restrições e o óptimo desempenho de impressão exigido às etiquetas e fitas de transferência térmica.

Uma das principais características que levou à escolha do AXR 7 + foi o bom compromisso em termos de capacidade de imprimir em diferentes receptores (revestidos e papéis brilhantes, sintéticos), com uma boa sensibilidade e alto nível geral de resistência às condições mais exigentes. Quando são necessárias ainda mais resistências, especialmente a solventes, AXR ® 8 é a alternativa mais adequada.

Quer saber mais? Peça ajuda e entramos em contacto consigo, ou peça uma amostra do ribbon livre de solventes e amigo do ambiente.

Kit Etiquetagem Pneus - Grátis

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Ribbon / Fita de Carbono Zebra

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes