Blog dos Rótulos e Etiquetas e Codificação

Personalize os Seus Rótulos de Produtos Químicos e Conquiste uma Marca Original

Written by José Sampaio | 28/mai/2018 9:56:42

 Só tem oportunidade de causar uma boa primeira impressão uma única vez. No mundo competitivo dos negócios da indústria química, é imperativo que a sua marca tenha personalidade para conquistar os seus clientes e aqueles que ainda não o são. Sem excepções, qualquer empresa que utilize rótulos de produtos químicos pode ter a sua própria distinção e seguir as restritas normas de regulamentação. Da agro-química à agricultura, dos produtos de limpeza à grande indústria de produção, todos podem ter o seu lugar cintilante na cadeia logística, nas prateleiras de lojas e hipermercados.

Se nunca pensou personalizar os rótulos dos seus produtos químicos pelas normas rigorosas a que estão sujeitos, chegou o momento de dar uma nova vida à sua marca, com um design único e uma impressão de alta qualidade, a que ninguém ficará indiferente.

 

Regulamentação, sim, mas sem limitar a sua marca

Muitos produtos químicos devem estar de acordo com os padrões legais rigorosos de regulamentação, como é o caso da GHS (Sistema Harmonizado Global de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos). O que significa que, na maioria das vezes, é necessário adicionar aos seus rótulos informações mais detalhadas sobre os produtos. Mas esta obrigatoriedade não deve condicionar a comunicação da sua marca. É possível comunicar os seus produtos químicos de forma eficaz, para que se destaquem e criem ligação com os consumidores.

Os rótulos de conteúdo extensivo, mais conhecidos como ECLs (Extended Content Labels), são uma das melhores ferramentas para equilibrar conformidade com as normas obrigatórias e branding. Os ECLs permitem incluir informações detalhadas nos seus produtos e, ao mesmo tempo, potenciar a comunicação da sua marca.

Rótulos químicos personalizados e os padrões GHS

A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) mudou as normas de regulamentação dos rótulos de produtos químicos do Hazard Communication Standard (HCS) para a normatização do Sistema Harmonizado Global (GHS).

Entre 2015 e 2016, todos os negócios relacionados com a indústria química tiveram de alterar os seus rótulos para irem ao encontro das novas regras de classificação e rotulagem. Além de serem mais rigorosas e detalhadas, as novas normas trouxeram mudanças significativas ao sector de produtos químicos, como a descontinuidade do sistema de identificação de materiais perigosos generalizado em todas as embalagens. Os rótulos passaram a incluir elementos mais específicos que variam de rótulo para rótulo e de produto para produto.

 

Algumas propostas de design e impressão

Para que o seu produto se destaque em lojas e hipermercados, com um design de rótulos a cores apetecível, pode recorrer a técnicas como a estampagem ou serigrafia. A impressão flexográfica é uma das formas económicas de personalizar os seus rótulos químicos. Outra forma económica é a impressão digital, se imprimir pequenas quantidades e num curto espaço de tempo.

Como resposta às normas de regulamentação obrigatórias, poderá usar etiquetas de transferência térmica ou rótulos de impressão térmica directa e imprimir todas as informações sobre a função dos produtos e os perigos respeitantes. Não há melhor forma de apresentar a sua empresa do que através de rótulos de alta qualidade e originais.

Como pode ver, não é por ter um negócio na indústria química que não pode ter uma marca com personalidade. Comece já a investir na comunicação dos seus rótulos e ganhe uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Fale já com um especialista ou faça o seu próprio orçamento no botão abaixo.