Personalize os Seus Rótulos de Produtos Químicos e Conquiste uma Marca Original

Publicado por: José Sampaio

Post Date 28/mai/2018 10:56:42

 Close-up of a scientist in protective suit with hazardous blue chemical in flask at the laboratorySó tem oportunidade de causar uma boa primeira impressão uma única vez. No mundo competitivo dos negócios da indústria química, é imperativo que a sua marca tenha personalidade para conquistar os seus clientes e aqueles que ainda não o são. Sem excepções, qualquer empresa que utilize rótulos de produtos químicos pode ter a sua própria distinção e seguir as restritas normas de regulamentação. Da agro-química à agricultura, dos produtos de limpeza à grande indústria de produção, todos podem ter o seu lugar cintilante na cadeia logística, nas prateleiras de lojas e hipermercados.

Se nunca pensou personalizar os rótulos dos seus produtos químicos pelas normas rigorosas a que estão sujeitos, chegou o momento de dar uma nova vida à sua marca, com um design único e uma impressão de alta qualidade, a que ninguém ficará indiferente.

 

Regulamentação, sim, mas sem limitar a sua marca

Muitos produtos químicos devem estar de acordo com os padrões legais rigorosos de regulamentação, como é o caso da GHS (Sistema Harmonizado Global de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos). O que significa que, na maioria das vezes, é necessário adicionar aos seus rótulos informações mais detalhadas sobre os produtos. Mas esta obrigatoriedade não deve condicionar a comunicação da sua marca. É possível comunicar os seus produtos químicos de forma eficaz, para que se destaquem e criem ligação com os consumidores.

Os rótulos de conteúdo extensivo, mais conhecidos como ECLs (Extended Content Labels), são uma das melhores ferramentas para equilibrar conformidade com as normas obrigatórias e branding. Os ECLs permitem incluir informações detalhadas nos seus produtos e, ao mesmo tempo, potenciar a comunicação da sua marca.

produtos-quimicos-etiquetas

Rótulos químicos personalizados e os padrões GHS

A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) mudou as normas de regulamentação dos rótulos de produtos químicos do Hazard Communication Standard (HCS) para a normatização do Sistema Harmonizado Global (GHS).

Entre 2015 e 2016, todos os negócios relacionados com a indústria química tiveram de alterar os seus rótulos para irem ao encontro das novas regras de classificação e rotulagem. Além de serem mais rigorosas e detalhadas, as novas normas trouxeram mudanças significativas ao sector de produtos químicos, como a descontinuidade do sistema de identificação de materiais perigosos generalizado em todas as embalagens. Os rótulos passaram a incluir elementos mais específicos que variam de rótulo para rótulo e de produto para produto.

 Etiqueta_de_Produto_quimico

Algumas propostas de design e impressão

Para que o seu produto se destaque em lojas e hipermercados, com um design de rótulos a cores apetecível, pode recorrer a técnicas como a estampagem ou serigrafia. A impressão flexográfica é uma das formas económicas de personalizar os seus rótulos químicos. Outra forma económica é a impressão digital, se imprimir pequenas quantidades e num curto espaço de tempo.

Como resposta às normas de regulamentação obrigatórias, poderá usar etiquetas de transferência térmica ou rótulos de impressão térmica directa e imprimir todas as informações sobre a função dos produtos e os perigos respeitantes. Não há melhor forma de apresentar a sua empresa do que através de rótulos de alta qualidade e originais.

Como pode ver, não é por ter um negócio na indústria química que não pode ter uma marca com personalidade. Comece já a investir na comunicação dos seus rótulos e ganhe uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Fale já com um especialista ou faça o seu próprio orçamento no botão abaixo. 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos Produtos Quimicos, Etiquetas Personalizadas, Trasferência Térmica

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes