4 Vantagens da Flexografia na Impressão de Rótulos

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 5/fev/2015 14:43:00

A Flexografia é o processo de Impressão Gráfica que no passado recente tem tido crescimento mais rápido, principalmente no segmento dos Rótulos para Produtos e Embalagem.

Acompanho a evolução deste processo de impressão há já alguns anos e frequentemente surgem novidades bastante significativas e inovadoras que permitem obter cada vez melhores resultados e tornando-o num dos processos mais competitivos e vantajosos do mercado da Impressão.

Sem_Título-2

 1. QUALIDADE DA FLEXOGRAFIA

Há muito tempo que a flexografia compete de igual para igual com outros processos de impressão, principalmente na impressão de rótulos

Com as novas tecnologias de gravação de Anilox a laser e a evolução para clichés Digitais e em HD, a flexografia deu um grande salto qualitativo, na impressão de imagens com altas lineaturas e excelentes resultados finais. Nos últimos anos, a qualidade é equivalente às impressões Offset, o que era impensável  bem recentemente.

Na primeira imagem que se segue pode comparar a diferença de qualidade entre a tradicional impressão Flexo e a evolução para Altas Linaturas - HD. Na segunda imagem um exemplo de rótulo impresso em Alta Definição.

Sem_Título-1

 

70b0ba650c5b3265fc895c73e73b8703

 2. CUSTO OU PREÇO DOS RÓTULOS

As gravuras  flexograficas - Clichés, são hoje muito mais baratas, pois são confeccionadas à base de fotopolímeros ou elastómeros flexíveis, que além de serem matérias-primas com preço mais acessível, como consequência, tornam as futuras alterações das etiquetas muito mais baratas, e de muito mais rápida produção, devido à passagem do processo analógico para o CTP (Computer-to-Plate) - Digital.

Estratégicamente, isso é uma grande vantagem. Imagine por exemplo as alterações de legislação que ocorrem tão frequentemente. Com matrizes mais baratas o custo do produto final é muito mais convidativo.

3. REDUÇÃO DE STOCKS

Outra consequência importante da evolução deste processo de impressão é a possibilidade e viabilidade de tiragens mais reduzidas. Com os custos de alterações muito mais acessíveis, pode comprar lotes relativamente menores, o que proporciona stocks mais reduzidos.

Determinados produtos, precisam de constantes alterações do rótulo devido a alterações de características do próprio produto, como nas imagens seguintes.

c977ce961cea3c60ba9caa59b949f077

5ea6fbffadcf52dd24204dfaf3149c78

4. MERCADO MUITO ALARGADO

A flexografia é capaz de satisfazer os mais diversos sectores de actividade ou mercados, pois pode imprimir em variados materiais. No segmento de Rótulos existe uma enorme variedade de materiais auto-adesivos, surgindo cada vez mais soluções.

Vejamos o Rótulo impresso em cortiça na imagem a seguir.

cork

Concluindo, um Rótulo bem impresso em Flexografia com o Fornecedor certo satisfaz claramente os objectivos de Qualidade, Custo e Prazo de execução e entrega do rótulo.

Tem mais alguma sugestão? deixe o seu comentário abaixo. Para qualquer dúvida ou questão carregue a imagem a seguir e um especialista em rótulos, vai entrar em contacto consigo. 

Informações Rótulos  

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes