Está preparado para 1 de junho de 2015?
A partir de 1 de junho de 2015, as etiquetas ou rótulos autocolantes vão ter obrigatoriedade de informação standardizada GHS para alertar os trabalhadores dos perigos químicos a que podem estar expostos.
COM O GHS COMEÇA UM MUNDO MAIS SEGURO
Para melhorar a qualidade e a standardização da comunicação de perigos no local de trabalho, o Standard de Comunicação de Perigos (HCS) actualizou-se para alinhar com o GHS. Como resultado, as empresas de todo o mundo (que representam mais de 5 milhões de postos de trabalho só na EU.), terão uma forma comum e coerente de classificar os produtos químicos e sobre formas de comunicação nas etiquetas, informação dos perigos e as fichas de dados de segurança.
AS MUDANÇAS GHS MAIS SIGNIFICATIVAS
- Classificação de perigo: Proporciona critérios específicos para a Classificação na saúde e perigos físicos, assim como a Classificação das misturas.
- Etiquetas: É exigido aos fabricantes e importadores de produtos químicos a aplicação de uma etiqueta que inclua a palavra sinalizada de advertência de risco, o pictograma e a indicação de perigo para cada classe e categoria de perigo. Também dão conselhos de segurança e manipulação.
- Fichas de Dados de Segurança: terão agora um formato de 16 secções especificas.
- Informação e formação: Os empregadores estão obrigados desde 1 de dezembro de 2013 a facilitar aos trabalhadores o reconhecimento e compreensão nos novos elementos da etiqueta e formato da folha de dados de segurança.
6 Pontos a Incluír nas Etiquetas ou Rótulos de Produtos Quimicos
A rotulagem de produtos químicos devem, segundo a norma GHS, incluír:
- Um identificador e código de produto, neste caso o nome do composto e o seu número de código
- Uma palavra de sinalização seja de perigo ou advertência
- Pictogramas que descrevam os riscos associados
- Uma listagem escrita dos riscos associados
- Declarações preventivas relacionadas com o risco
- Informação do fornecedor
Se precisa de mais informação sobre GHS, soluções de etiquetagem por transferência térmica a duas cores, pre impressão de dados fixos, software de etiquetagem GHS, ou o seu negócio precisa de cumprir com os standards BS5609 não hesite em pedir contacto ou faça o seu próprio orçamento.
SE PRECISA DE COMEÇAR JÁ, aproveite o Pack para a Indústria Química Ready-to-Print que dá uma solução base com tudo o que precisa para começar já a imprimir as etiquetas e rótulos para produtos químicos e perigosos, ao abrigo da sistema GHS.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.