4 Coisas Que Deve Saber Sobre Ribbon

Publicado por: José Sampaio

Post Date 23/mai/2012 15:35:00

Ribbon

Falamos num post anterior sobre as variações nos preços do ribbon (fita de carbono). Hoje vamos explorar os vários tipos de ribbon disponíveis no mercado. Assim, podemos classificar os tipos de ribbon / fita de carbono em:

1. RIBBON DE CERA

Para aplicações Standard

Este tipo de ribbon é a solução de identificação mais económica, desenvolvida para tecnologia "flat head". A grande diferença deste ribbon, é a sua versatilidade de receptores, adaptada a todos os papéis mate e semi brilho. É reconhecido pelas suas excepcionais qualidades de sensibilidade e escurecimento. As propriedades do backcoating oferecem uma excelente protecção da cabeça de impressão. Existem nesta gama diferentes qualidades, distinguindo-se entre si pelas energias de impressão que requerem. Este ribbon / fita de carbono, pode ser também conhecida por ribbon de cera melhorada, ribbon de cera de alta performance, entre outras.

2. RIBBON DE CERA/ RESINA

Para aplicações Premium

A gama cera-resina é reconhecida pelos elevados níveis de performance e polivalência de aplicações. Esta gama de ribbon´s oferece um nível de qualidade particularmente elevado sobre suportes de papel couché e sintéticos (PE, PP, PET…).

Além disso, oferece um bom nível de resistência mecânica e uma boa capacidade para imprimir códigos de barras a 90° com uma nitidez de impressão perfeita.

Existem diferentes qualidades para diversas aplicações: para impressoras de tecnologia “flat head” e “near edge”, bem como para impressoras “in-line”

3. RIBBON DE RESINA

Para aplicações Super Premium

Os ribbons desta gama destinam-se a aplicações extremamente exigentes. Composta por produtos de alta tecnologia, a gama de ribbon de resina é particularmente recomendada para suportes sintéticos (PE, PP, PET).

A performance destes produtos está relacionada com a capacidade de resistência: resistência mecânica, resistência à temperatura, aos solventes e a certos detergentes. Alguns são concebidos para aplicações específicas. É o caso da resina têxtil para resistir a processos de lavagem e tingimento e da resina química para resistir a solventes. Tal como na gama cera/resina, também aqui existem diferentes qualidades para impressoras de tecnologia “flat-head” e “near-edge”.

4. CORES DO RIBBON

Existe uma gama de cores nas qualidades Cera, Cera/Resina e Resina para satisfazer um grande número de aplicações. Estes ribbon´s são compatíveis com a grande maioria das impressoras de Transferência Térmica equipadas com cabeças convencionais ou near-edge.

Em resumo

Quando chega a hora de tomar uma decisão sobre o tipo de ribbon ou fita de carbono a usar, não há uma resposta universal. Cada caso é um caso e em situações mais extremas, é mesmo necessário proceder a testes de verificação dos resultados pretendidos.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Ribbon / Fita de Carbono Zebra

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes