Quando precisamos de orçamentar um rótulo para um produto, seja do sector alimentar, farmacêutico, vinhos e bebidas, ou outro qualquer... as diferenças e opções são tantas que é normal - para quem não está no setor - que fique perdido e confuso.
Para evitar essa frustração explicamos de seguida alguns dos acabamentos mais frequentes.
HS (Estampagem a Quente)
A estampagem a quente - HS (hot stamping), acabamento normalmente usado para aplicação de efeito metalizado brilho ou mate, permite obter resultados de alta qualidade em praticamente todo tipo de substratos, como por exemplo papéis texturados - fine papers, por norma mais difíceis.
Este tipo de estampagem é indicado para quantidades mais pequenas e com desenhos com bastante detalhe e pormenor.
CS (Estampagem a Frio)
Um rótulo com estampagem a frio - CS (cold stamping), é acabamento normalmente usado para aplicação de efeito metalizado brilho ou mate, apesar de permitir obter bons resultados é um processo mais limitado na definição de pequenos detalhes/ pormenores do design (em comparação com estampagem a quente - HS), e na aplicação em alguns substratos.
Este processo é o mais indicado para quantidades maiores e papéis mais comuns - Branco Couché, PP, etc.
Verniz de Proteção sem reserva (Mate ou Brilho)
O verniz UV, Brilho ou Mate, é frequentemente utilizado como forma de proteção da etiqueta, e protege essencialmente de agressões simples como fricção, luz solar, contato, etc.
Neste caso, sem reserva a camada de verniz é geral, ou seja por toda a etiqueta.
Não colocamos imagem devido à dificuldade em reproduzir aqui diferenças percetíveis.
Verniz de Proteção com reserva ou localizado (Mate ou Brilho)
O verniz UV, Brilho ou Mate, é normalmente utilizado como forma de proteção à etiqueta, protegendo essencialmente de agressões simples como fricção, luz solar, contato, etc.
Neste caso, com reserva, o verniz é aplicado deixando uma determinada zona sem verniz.
Laminação Transparente Brilho
Esta solução de acabamento consiste em aplicar na etiqueta já impressa uma película brilhante de filme protetor, o que melhora a sua resistência ao atrito, humidade e deterioração.
Esta aplicação aumenta a espessura, durabilidade e resistência da etiqueta em ambientes difíceis.
Laminação Transparente Mate “soft Touch”
Esta solução consiste em aplicar na etiqueta já impressa uma película Mate, para além do efeito protetor este acabamento acrescenta à etiqueta um aspeto distinto, um toque suave e aveludado.
Verniz Relevo Localizado
Esta solução de acabamento é impresso em serigrafia, consiste na aplicação de um verniz bastante espesso em determinado local da etiqueta, criando altos relevos de verniz.
Pode ser utilizado por questões estéticas acrescentando valor ao design da etiqueta e também para braille.
Numeração Sequencial
Impressão de dados variáveis na etiqueta de acordo a necessidade ou base de dados do cliente.
Picote entre etiquetas
A bobine ou rolo de rótulos pode ser fornecida com picote entre as etiquetas. O picote é usado para destacar manualmente cada um dos rótulos.
Ter dúvidas é natural. Afinal há sempre novos materiais e acabamentos cada vez mais complexos e diferenciadores. Para qualquer questão peça o contacto de um especialista. Ele vai ajudar a criar o rótulo que vai fazer do seu produto "a estrela" na sua categoria.
Autor: Ricardo Costa
Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.