As Bases de uma Etiqueta Perfeita: Software, Impressora e Consumíveis

Publicado por: José Duarte

Post Date 25/jan/2015 14:00:00

bartenderComo todos temos consciência, se quer conseguir uma boa impressão das etiquetas, sabe que tem de usar consumíveis de qualidade e, talvez mais importante, ter uma impressora térmica adequada às suas necessidades.

Mas, além das ferramentas básicas, tem de usar os parâmetros corretos, quer no software de etiquetas, software Bartender ou outro, quer na impressora de etiquetas.

De todas as condicionantes que podem contribuir para a imprimir a etiqueta perfeita, vamos explorar três:

  • Medidas da Etiqueta
  • Velocidade de Impressão da Etiqueta
  • Temperatura da Cabeça de Impressão

Medida da Etiqueta

Dimensões Impressão EtiquetaA introdução correta e precisa da dimensão do rótulo no Software de Etiquetas é um aspecto relevante, que deve ser preenchido com rigor. Normalmente nesta área as dimensões apresentam-se em milímetros e estão ordenadas por Largura x Altura.

Após a precisa medição da etiqueta deve introduzir as medidas no software e assim evita desperdícios de etiquetas em erros como:

  • impressão incompleta
  • impressão mal localizada
  • impressão invertida
  • impressão dividida em duas etiquetas

Velocidade de Impressão da Etiqueta

bartender-velocidadeA velocidade a configurar na impressora de etiquetas influencia sempre a qualidade final da impressão. Dica: Para acertar na escolha da velocidade tenha em atenção o material em que vai imprimir.

Como é lógico, diferentes materiais tem diferentes parâmetros. Por exemplo, na impressão de etiquetas de papel (ver imagem) pode usar uma velocidade alta, já se for uma etiqueta em poliéster ou poliamída a velocidade deve ser intermédia para uma estampagem seja eficiente.

Temperatura da Cabeça de Impressão

Este parâmetro é o aspeto que maiores problemas cria, quer no resultado da impressão, quer nas próprias impressoras. Não há nada mais agressivo para as cabeças de impressão como as temperaturas elevadas. E não são sinónimo de uma boa impressão da etiqueta.

Temperatura Impressão EtiquetasTal como no ponto anterior a temperatura a utilizar será influenciada pelo material em que vai imprimir o rótulo.

Veja algumas das temperaturas recomendadas para por exemplo para as impressoras Citizen:

  • Poliesteres / Polipropilenos: 16º/18º
  • Papéis: 13º/14º
  • Poliamida / Cetim: 19º ou 12º com aquecimento duplo (definição exclusiva nas impressoras Citizen) (ver imagem)

*Temperaturas numa régua de 0-30.

Como os materiais sintéticos ( poliéster, polipropileno, etc..) exigem maior temperatura que as etiquetas em papel, que com temperatura média conseguem uma etiqueta bem impressa.

Resumindo, vimos que cada caso é um caso, e diferentes materiais implicam diferentes configurações.

Como quer conseguir uma qualidade de impressão decente, seguramente tem a tentação de levar a máquina ao extremo. Esse desgaste é necessário? Até que ponto conhece o desempenho da sua impressora nos materiais em trabalha?

Quer saber como imprimir etiquetas de forma perfeita?
Clique no botão abaixo, preencha os dados de contacto e um especialista entra em contacto consigo.

Infoirmações Etiquetas Ribbon

Autor: José Duarte

Entusiasta por Música e Desporto, Praticante de Crossfit e Treinador de futebol. Dedica-se diariamente em facilitar a rotulagem das empresas, sendo Especialista em Equipamentos de IDentificação, Rotulagem e Etiquetagem!

Tópicos: Software Bartender, Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes