Saiba Como Melhorar a Vida Útil da Sua Cabeça de Impressão

Publicado por: José Sampaio

Post Date 21/fev/2014 11:50:00

Cabeças de ImpressãoTal como o seu automóvel, as impressoras de transferência térmica precisam de cuidados regulares para manter o seu desempenho.

A ausência da manutenção pode provocar uma serie de situações indesejadas desde a substituição prematura da cabeça, paragem desnecessária da impressora ou fraca qualidade da impressão.

A Manutenção regular da cabeça da impressora térmica é recomendada por todos os fabricantes de impressoras Zebra, Datamax, Citizen, e outras, para que seja maximizada a vida útil da cabeça de transferência térmica.

A vida da cabeça térmica depende de muitas variáveis, incluindo:

  1. Manutenção
  2. Acumulação de resíduos;
  3. Desgaste;
  4. Descargas Electroestáticas;
  5. Excesso de temperatura.

1. Manutenção da Cabeça de Impressão

Mesmo com a manutenção, a acumulação de resíduos na cabeça da impressora é uma ocorrência normal na impressão por transferência térmica. A troca prematura da cabeça da impressão pode ser evitada com uma limpeza regular para o que pode usar toalhetes de limpeza.

Durante o processo de impressão sujidade e resíduos acumulam-se na cabeça de impressão.

Se a cabeça de impressão não for limpa com regularidade, como recomenda a Zebra ou a Citizen, os resíduos acumulados vão-se tornar permanentes o que provoca uma barreira entre a cabeça e os consumíveis, afectando a qualidade de impressão de forma negativa.

 

2. Acumulação de Resíduos na Impressão Térmica

Etiqueta com SujidadeFormatos complexos de etiquetas, impressão com alta temperatura e velocidade ou uma grande quantidade de impressões são condições bastante agressivas para a cabeça térmica o que provocará uma rápida acumulação de resíduos.

A impressora e o ribbon (fita de transferência térmica), são outras variáveis que afectam a quantidade de resíduos acumulados, assim como os efeitos indesejados que poderão provocar na cabeça de impressão.

 

3. Desgaste Prematuro

A abrasão excessiva  pode causar um desgaste prematuro da cabeça de impressão e resultar numa dispendiosa e evitável troca. Existem três factores com maior peso na causa da abrasão:

  1. Uso de fita de transferência térmica com largura insuficiente para cobrir toda a etiqueta, o que provoca que a borda da mesma raspe na cabeça de impressão. Utilize sempre uma fita de transferência térmica que seja no mínimo cerca de 5mm mais larga que a etiqueta para proteger a cabeça térmica.
  2. Utilização da impressora num ambiente sujo. Poeiras, partículas e outras substâncias indesejadas podem acumular-se na cabeça térmica e provocar desgaste e uma eventual falha na impressão.
  3. Uso de consumíveis de fraca qualidade. Alguns tipos de consumíveis contêm partículas, que podem ser abrasivas e causar danos na cabeça de impressão. A limpeza regular da cabeça de impressão contribui para um menor desgaste.

4. Descarga ElectroEstática

Uma descarga electroestática pode danificar os componentes electrónicos da cabeça térmica e provocar uma troca desnecessária. O uso de consumíveis anti-estatísticos é essencial para preservar a cabeça de impressão.

A utilização de ribbon como o AWR470 por ter um acabamento único e especial, previne a acumulação de eletricidade estática durante a impressão. Nunca deve tocar nos filamentos térmicos com as suas mãos ou alguma ferramenta pois isso poderá provocar uma descarga.

 

5. Temperatura da Cabeça Térmica

Utilize a cabeça térmica com a temperatura mais baixa possível, claro que, tendo como referencia a qualidade desejada. Desta forma irá poupar energia e aumentar a vida da cabeça da sua impressora térmica.

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Manutenção Impressoras

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes