A fraude na devolução de produtos tem aumentado e coloca às empresas que vendem - tanto em lojas online como offline - um desafio adicional. Quanto mais rígidas são as políticas de devolução maior a tendencia para perder negócios. Por outro lado, quanto mais permissivas forem, mais compradores e concorrentes sem escrúpulos vão abusar delas.
Um dos melhores métodos para prevenir e evitar este tipo de fraudes, são os selos de segurança VOID.
Vejamos:
O que é A fraude na devolução de produtos?
A fraude na devolução de produtos é um roubo que, de uma forma ou de outra, abusa da política de devoluções da empresa. Embora desonesta, esta é uma forma de fraude amigável. Isto porque a compra é feita por um comprador legítimo, mas o motivo real é a obtenção de lucro através de algum tipo de esquema. No comércio eletrónico, isso pode incluir cartões de crédito roubados ou falsas declarações de entrega.
Segundo a Retail Dive, a possibilidade de devolver uma compra é um desejo de 88% dos compradores. Além disso, 95% deles afirma que um processo de devolução tranquilo, vai fazer com que voltem a comprar novamente.
Não há volta a dar: aceitar devoluções é uma forma fundamental de interagir com os seus compradores. São estas devoluções e logística inversa que ajuda a transformar os compradores em clientes de longo prazo, aumenta a fidelidade e aumenta a reputação da marca.
7 Tipos de Fraude na Devolução de Produtos
Há mil e uma formas de praticar fraude na devolução de produtos, desde erros cometidos por compradores com a melhor das intenções, até operações mal intencionada e em grande escala que passam neste caso pelo crime organizado.
Vejamos a seguir 7 tipos de devoluções fraudulentas:
- Wardrobing - Guarda Roupa - Aluguer gratuito de roupa: A fraude do wardrobe quando compradores compram roupa com a intenção de a usar uma vez e a devolver posteriormente. Esta é uma fraude vista frequentemente pelos consumidores como um crime sem vítimas. Acreditemos ou não, no Reino Unido por exemplo, um em cada cinco compradores admite já ter feito isso.
- Oportunidade: nem todas as fraudes nas devoluções são previamente planeadas. Por vezes alguns compradores selecionam o motivo errado para a devolução, sem saber que isso vai afetar o vendedor. Eles podem fazer isso depois de mudar de ideias ou de reclamar contra a política do vendedor. Às vezes, os compradores pedem um reembolso se a entrega atrasar (e depois, convenientemente, esquecem).
- Sabotagem do vendedor: Os mercados online são um mundo implacável – no FBA da Amazon, por exemplo – vendedores sem escrupulosos não tem problema algum em comprar todos os produtos de um concorrente e devolve-los o mais tarde possível com o objetivo de esgotar o stock. Há casos até de devoluções da embalagem original com produtos falsificados, para argumentar que o vendedor vendeu produtos falsos.
Isso, na Amazon, pode desencadear uma suspensão da conta, o que leva ao encerramento dos negócios.
- Fraude deliberada: Esta é efetivamente uma trafulhice de devolução, onde o comprador vai tentar obter a mercadoria de forma gratuita. Uma forma de fazer isso é criar várias contas, comprar produtos e devolver os pacotes vazios antes de os revender noutro local.
- Bricking: É uma fraude típica dos dispositivos eletrónicos. O Bricking é o processo de devolver um produto depois de lhe retirar peças de valor, de os revender com lucro e ainda encaixar o reembolso.
- Fraude da caixa vazia: Ligada à vergonhosa forma de fraude de reembolso "duplo". A fraude da caixa vazia acontece quando clientes mal intencionados alegam ter recebido em vez da mercadoria, uma caixa vazia. Depois pedem um reembolso, e no processo o vendedor fica sem o dinheiro e sem o produto.
- Devolução de mercadoria roubada: Este é o tipo de fraude mais comum, que afeta os vendedores que têm lojas tanto online como físicas. Um vigarista vai usar um cartão de crédito roubado para comprar o item on-line e, em seguida, devolve o produto efetivamente roubado na loja para reembolso. Isso é muito difícil de detectar quando os vários departamentos não tem informações fiáveis sobre os compradores.
Preocupado com a Fraude NAS DevoluçÕES?
O que acontece com a grande maioria das fraudes, é que o abuso nas devoluções esbarra numa questão delicada. Não acusar erradamente um cliente honesto é algo que tem de garantir. É até relativamente vulgar ver empresas que preferem correr o risco da fraude do que correr o risco de melindrar e perder o cliente, o que, na maioria das vezes, é exatamente o que os criminosos pretendem.
O melhor a fazer é desenvolver uma estratégia que bloqueie os diversos caminhos que os criminosos possam aproveitar, sendo a mais fácil e imediata a utilização de etiquetas de segurança avançada.
Quer minimizar essa preocupação? Veja como fazer um orçamento de selos de segurança num minuto, ou fale com um Personal Trainer de Rotulagem, que é alguém que no dia a dia ajuda profissionais como você.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.