Como se Proteger de Fraudes na Devolução de Produtos

Publicado por: José Sampaio

Post Date 19/out/2022 11:19:31


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A fraude na devolução de produtos tem aumentado e coloca às empresas que vendem - tanto em lojas online como offline - um desafio adicional. Quanto mais rígidas são as políticas de devolução maior a tendencia para perder negócios. Por outro lado, quanto mais permissivas forem, mais compradores e concorrentes sem escrúpulos vão abusar delas.

Um dos melhores métodos para prevenir e evitar este tipo de fraudes, são os selos de segurança VOID.

Vejamos:

O que é A fraude na devolução de produtos?

A fraude na devolução de produtos é um roubo que, de uma forma ou de outra, abusa da política de devoluções da empresa. Embora desonesta, esta é uma forma de fraude amigável. Isto porque a compra é feita por um comprador legítimo, mas o motivo real é a obtenção de lucro através de algum tipo de esquema. No comércio eletrónico, isso pode incluir cartões de crédito roubados ou falsas declarações de entrega.

Segundo a Retail Dive, a possibilidade de devolver uma compra é um desejo de 88% dos compradores. Além disso, 95% deles afirma que um processo de devolução tranquilo, vai fazer com que voltem a comprar novamente.

Não há volta a dar: aceitar devoluções é uma forma fundamental de interagir com os seus compradores. São estas devoluções e logística inversa que ajuda a transformar os compradores em clientes de longo prazo, aumenta a fidelidade e aumenta a reputação da marca.

7 Tipos de Fraude na Devolução de Produtos

Há mil e uma formas de praticar fraude na devolução de produtos, desde erros cometidos por compradores com a melhor das intenções, até operações mal intencionada e em grande escala que passam neste caso pelo crime organizado.

Vejamos a seguir 7 tipos de devoluções fraudulentas:

  1. Wardrobing - Guarda Roupa - Aluguer gratuito de roupa: A fraude do wardrobe quando compradores compram roupa com a intenção de a usar uma vez e a devolver posteriormente. Esta é uma fraude vista frequentemente pelos consumidores como um crime sem vítimas. Acreditemos ou não, no Reino Unido por exemplo, um em cada cinco compradores admite já ter feito isso.
  2. Oportunidade: nem todas as fraudes nas devoluções são previamente planeadas. Por vezes alguns compradores selecionam o motivo errado para a devolução, sem saber que isso vai afetar o vendedor. Eles podem fazer isso depois de mudar de ideias ou de reclamar contra a política do vendedor. Às vezes, os compradores pedem um reembolso se a entrega atrasar (e depois, convenientemente, esquecem).
  3. Sabotagem do vendedor: Os mercados online são um mundo implacável – no FBA da Amazon, por exemplo – vendedores sem escrupulosos não tem problema algum em comprar todos os produtos de um concorrente e devolve-los o mais tarde possível com o objetivo de esgotar o stock. Há casos até de devoluções da embalagem original com produtos falsificados, para argumentar que o vendedor vendeu produtos falsos. Selo_etiqueta_automovel_segurancaIsso, na Amazon, pode desencadear uma suspensão da conta, o que leva ao encerramento dos negócios.

  4. Fraude deliberada: Esta é efetivamente uma trafulhice de devolução, onde o comprador vai tentar obter a mercadoria de forma gratuita. Uma forma de fazer isso é criar várias contas, comprar produtos e devolver os pacotes vazios antes de os revender noutro local.
  5. Bricking: É uma fraude típica dos dispositivos eletrónicos. O Bricking é o processo de devolver um produto depois de lhe retirar peças de valor, de os revender com lucro e ainda encaixar o reembolso.selo-sguranca-void
  6. Fraude da caixa vazia: Ligada à vergonhosa forma de fraude de reembolso "duplo". A fraude da caixa vazia acontece quando clientes mal intencionados alegam ter recebido em vez da mercadoria, uma caixa vazia. Depois pedem um reembolso, e no processo o vendedor fica sem o dinheiro e sem o produto.Etiqueta_selo_segurana_electrica_electronica
  7. Devolução de mercadoria roubada: Este é o tipo de fraude mais comum, que afeta os vendedores que têm lojas tanto online como físicas. Um vigarista vai usar um cartão de crédito roubado para comprar o item on-line e, em seguida, devolve o produto efetivamente roubado na loja para reembolso. Isso é muito difícil de detectar quando os vários departamentos não tem informações fiáveis sobre os compradores.

Preocupado com a Fraude NAS DevoluçÕES?

O que acontece com a grande maioria das fraudes, é que o abuso nas devoluções esbarra numa questão delicada. Não acusar erradamente um cliente honesto é algo que tem de garantir. É até relativamente vulgar ver empresas que preferem correr o risco da fraude do que correr o risco de melindrar e perder o cliente, o que, na maioria das vezes, é exatamente o que os criminosos pretendem.

O melhor a fazer é desenvolver uma estratégia que bloqueie os diversos caminhos que os criminosos possam aproveitar, sendo a mais fácil e imediata a utilização de etiquetas de segurança avançada.

Quer minimizar essa preocupação? Veja como fazer um orçamento de selos de segurança num minuto, ou fale com um Personal Trainer de Rotulagem, que é alguém que no dia a dia ajuda profissionais como você.

Selo Segurança: Orçamento em... 1 Min.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

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Tópicos: Especiais | VOID | Segurança

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