Devoluções e Logística Inversa: A Bomba-Relógio do Comércio Electrónico

Publicado por: José Sampaio

Post Date 17/mar/2017 10:37:35

devoluções e logística invertidaPara as empresas que vendem online, a  mudança nos comportamentos de compra dos consumidores é A oportunidade, mas nem tudo são rosas. Os custos com as devoluções e logística inversa das trocas atingem números avassaladores.

Serão As Devoluções Uma Bomba-Relógio?

A mudança nos comportamentos de compra é - quando representa um aumento nas devoluções de encomendas a um ritmo alarmante - uma mudança preocupante no comportamento dos consumidores.

O processo de compra de produtos, através do computador ou dispositivos móveis, pode ser concluído muito rapidamente, sem muita reflexão e por vezes com um sentido do compromisso ou consequência diminuído, especialmente se o website de comércio electrónico oferece devoluções ou trocas gratuitas.

O estudo mostra também que 54% dos Europeus pensam na devolução do artigo, antes mesmo de o comprar, e que parte desses consumidores, quando o website oferece devoluções e trocas grátis, ou com baixos custos, fazem deliberadamente compras em excesso. Este problema, conhecido como "devolução intencional", tem uma importância fundamental no sector da moda, onde quase um quinto das compras online incluem para devolução vários artigos de diferentes tamanhos ou cores.

O peso dos custos desta tendência poderá vir a prejudicar alguns retalhistas, com especialistas a apontar para perdas em 2015, de cerca de $642.6 mil milhões. Estima-se que, só no Reino Unido, o custo das trocas e devoluções de compras na Internet, tenham um custo de 20 mil milhões de libras por ano, e que o aumento da taxa de compras on-line, aumenta também o custo de processamento de artigos devolvidos.

Como resultado, os retalhistas procuram formas de reduzir a quantidade de dinheiro que a logística das devoluções, subtrai aos seus lucros.

devoluções sem custos FUNCIONA

Rejeitar a política de devoluções sem custos e passar a cobrar esse serviço aos clientes, seria sem dúvida uma forma de prejudicar a relação que o retalhista tem com os seus compradores on-line.

As devoluções fáceis e sem custos são consideradas um elemento importante nas compras on-line, com 60% dos consumidores do Reino Unido a afirmar que não compraria roupas online se o retalhista não tivesse um serviço de devoluções sem custos.

É por isso que a identificação de produtos no comércio electrónico, deve ser preparada de forma profissional, a pensar nas devoluções e logística inversa. Se não está com aquela segurança para tomar decisões, saiba que opções pode ter, peça um contacto que nós ligamos.

Quer saber mais? Descarregue o Guia "e-Commerce: Como Reduzir Custos na Logística Inversa".

Guia Ecommerce Reduzir Custos na Logística

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Software Bartender, Impressoras Etiquetas, Impressoras Portáteis

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes