8 Segredos para Evitar Surpresas na Impressão de Rótulos e Etiquetas

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 7/jul/2015 14:00:00

Acontece com muita frequência, o resultado impresso de um Rótulo não corresponder ao que foi idealizado e apresentado antes da impressão. Evite surpresas desagradáveis! Aprenda como preparar ficheiros para impressão dos seus Rótulos de forma correta e evitar erros com estas dicas de produção gráfica.

logon_pdf

 

1 - Nunca utilize imagens, preenchimentos ou contornos em RGB

Para o processo de impressão flexográfico utiliza-se o sistema de cores CMYK (em português: C Ciano, M Magenta, Y Amarelo e K Preto, que são as cores substrativas).Para realizar a impressão as cores em RGB (R Vermelho, G Verde, B Azul) são convertidas pelo software automaticamente para CMYK, e essa conversão não é fiel, pois a gama de cores alcançada pelo RGB é bem maior do que no CMYK.

Para o Photoshop estas cores são iguais!
rg  cm
Outro defeito comum causado pelo RGB é o acerto de cores em textos pretos com fontes pequenas.

Para evitar o problema peça-nos uma dica para configurar o perfil de cores do seu software. 

2. Não utilize imagens em baixa resolução

Já fizemos referência a esta situação num artigo anterior sobre a Impressão de Rótulos em Flexografia, contudo achamos de extrema importância inclui-lo neste conjunto de dicas.

Normalmente as imagens descarregadas na internet tem a resolução de 72 dpi para facilitar a navegação e melhorar a visualização em ecrãs. Porém, a qualidade necessária para uma boa impressão é de 300 dpi, caso contrário as imagens perdem a definição, ficando desfocadas ou "pixelizadas" (quadradinhos).

2-01


No caso de não ter alternativa a uma imagem de 72 dpi, aqui a dica é, importar para o software de edição (Phoshop, illustrator, Corel..) e reduzir a imagem para 24% do tamanho original, ou seja, se a imagem tiver 10 cm o tamanho máximo que você poderá utilizá-la é 2,4cm, só assim terá alguma qualidade de impressão.Atenção: o padrão de cor utilizado na internet é RGB.

3. Word, Power Point, Excel não são programas de edição gráfica

Estes programas não são capazes de compreender o CMYK nem controlar a resolução das imagens, por isso não é aconselhável gerar uma arte-final para impressão a partir deles.

4. Preserve uma margem de segurança

Quando imagens e textos não vão para além do cortante devem ficar a uma distância mínima de 3mm da borda do papel. Por vezes existem pequenas oscilações no corte, logo quando a margem é muita reduzida serão mais evidentes.

 

mr-01

5. Bleed

O Bleed não é nada mais do que exceder a área final da impressão em alguns milímetros (mesma regra da margem de segurança). Assim evita que o seu rótulo venha por exemplo com um contorno branco ou que venha algum coisa indevidamente cortada.

 

bl-01

6. Escreveu e não leu...

Leia e releia os textos digitados no seu rótulo. Um pequeno erro de Português pode dar origem a um enorme prejuízo, é do nosso interesse e também do cliente que os textos de um rótulo saiam correctos.O ideal é imprimir a nossa ficha de aprovação, se possível em tamanho original e ler de forma a encontrar erros. Por fim peça a uma terceira pessoa para ler o texto, por incrível que pareça, são os que mais os encontram.

7. Textos sempre em curvas

Converta sempre o seu texto em curvas quando enviar o ficheiro final, inclusive dentro de powerclips e máscaras. Após a conversão faça uma busca automática para se certificar que não ficou nenhum para trás. Assim a fonte não será trocada por outra acidentalmente, fazendo com que o texto fique com um formato diferente.

Na imagem seguinte pode ver como o fazer rapidamente no Illustrator.

pic-2

8. PDF

Prefira sempre enviar o trabalho em PDF, é a forma mais segura de enviar o seu ficheiro para impressão, claro depois de fazer tudo que descrevi em cima.

 

logon_pdf

 

Se tiver alguma dúvida sobre o fabrico e impressão de rótulos e etiquetas, mesmo se não está familiarizado com esta área e conceitos contacte a Codimarc. É sempre muito importante que estas dicas estejam desde o início na elaboração do Rótulo para o seu produto.

Informações Rótulos

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes