É certo que não há impressoras perfeitas. A Citizen no desenvolvimento e construção das suas impressoras térmicas tem como principais objetivos a robustez e fiabilidade dos equipamentos, disponibilizando assim um equipamento AMIGO do utilizador.
Mas, como não existem impressoras totalmente perfeitas, indico seguidamente três dos erros mais comuns que facilmente poderá solucionar e continuar assim a imprimir etiquetas de qualidade com as impressoras térmicas Citizen.
1. Erro de Sensores Desalinhados ou Falta de Material
Para que a máquina faça um correta leitura da dimensão da etiqueta e assim ter uma boa impressão, é necessário ter os sensores devidamente alinhados e colocados numa zona central da etiqueta.
As impressoras Citizen CL-S621, CL-S521, CL-S6621, CL-S700 e CL-E720 tem os sensores ajustáveis e devidamente assinalados como podemos ver no exemplo do vídeo.
Aliado aos sensores devemos também ter os batentes bem ajustados ao material para assim evitar qualquer movimento do rolo e, desta forma, prejudicar a impressão.
2. Erro no Sensor da Fita de Transferência Térmica
Como os equipamentos vêm preparados de fábrica para utilizar ribbon Out, (face que contem a tinta enrolada para o exterior), no vídeo mostramos como deverão ser colocados os suportes, e como deverão ser as orientações, quer do rolo novo quer do desperdício.Com exceção da Citizen CL-S700, os restantes modelos não assumem automaticamente a orientação do desenrolamento da fita de transferência térmica.
Nota: As impressoras da marca Citizen tem a versatilidade de poder utilizar quer fitas Out quer In, As impressoras Zebra, Datamax ou Sato na sua maioria utilizam uma só orientação.
3. Como Calibrar a sua Impressora Citizen
Um dos problemas mais comuns na impressão de etiquetas de código de barras é a impressora libertar várias etiquetas sem impressão, seguido de um erro desconhecido, indicado por um som ou luzes intermitentes. Nesses casos, é necessário calibrar os sensores. A calibração da impressora é raramente realizada, pois os valores dos sensores de fábrica atendem à maioria dos materiais. No entanto, ao usar etiquetas de polipropileno ou poliéster, que possuem diferentes tons e espessuras, a calibração torna-se necessária.
Clique AQUI para aprender a calibrar as impressoras Citizen CL-S521 e Citizen CL-S621 em apenas 7 passos. Ou assista ao vídeo a seguir:
Como se pode ver no vídeo a calibração é um processo simples e rápido.
Este processo em qualquer impressora Citizen, não é mais que uma forma dos sensores se adaptarem a um novo material e automaticamente se reprogramarem.
Além de simples, é um processo em que o número de etiquetas utilizadas é muito reduzido.
Podemos comparar por exemplo com uma impressora Zebra, onde para realizar esta operação existe um desperdício bem mais acentuado.
Em suma, as impressoras Citizen, juntam à tradicional robustez, uma grande facilidade de utilização, onde os erros mais comuns podem ser solucionados de forma fácil e rápida.
Autor: José Duarte

Com mais de uma década de experiência em soluções de rotulagem e identificação na Codimarc, ajudo empresas a simplificar processos de identificação de produtos, sempre atento às necessidades de cada cliente. Apaixonado pelo que faço, acredito numa experiência eficaz e agradável. Fora do trabalho, sou um entusiasta de música e desporto e um pai com energia para a brincadeira! O meu lema: etiquetas perfeitas e relações duradouras.