Etiquetas para Logística GS1

Publicado por: José Sampaio

Post Date 18/jul/2012 13:52:00

A GS1® Portugal lançou, recentemente, o documento "Standard Internacional para a Etiquetas Logística”. O objectivo é ajudar os Transportadores e Prestadores de Serviços Logísticos nacionais a gerir com mais eficácia os processos de Transporte e Logística.

etiquetas gs1


A GS1 recomenda a utilização de Normas Globais para a identificação e codificação da informação comercial, de forma a dar mais eficiência e segurança às operações de captura e processamento da informação ao longo da cadeia de abastecimento. O Sistema GS1, por ser o Sistema de Normas Globais mais utilizado em todo o mundo e por todos os sectores, é o mais eficaz nesse âmbito.


Para a codificação da informação logística é aconselhado o Serial Shipping Container Code (SSCC), o Identificador-chave GS1 específico para as unidades logísticas (como etiquetas de palete e caixas de transporte) e que permite a rastreabilidade e o controlo dos processos de encomenda, entrega e recepção automática dessas unidades. "A partir desta chave podemos, por exemplo, rastrear a informação sobre o lote e o prazo de validade dos produtos, as notas e os números de encomenda e o número de rota", como refere Filipe Esteves, Técnico de Inovação e Standards da GS1 Portugal.

Construída esta chave, é possível transformá-la num Código de Barras GS1-128 e integrá-la na Etiqueta Logística GS1, permitindo assim que a informação seja compreendida em qualquer ponto da cadeia de abastecimento, por qualquer parceiro comercial e em qualquer país.

O objectivo é eliminar os "problemas de comunicação e os elevados custos associados às soluções mais utilizadas pelas empresas – as soluções proprietárias ou não normalizadas", afirma ainda Filipe Esteves. "Essas ineficiências, no actual contexto de crise, são um entrave para a competitividade das empresas. É necessário eliminá-las e o Sistema GS1 é o mais qualificado nesse âmbito."

O documento contém

  • Melhores práticas para a utilização da Etiqueta Logística GS1 no transporte e armazenamento, baseado nas recomendações das Especificações Gerais GS1 e no ELL (European Logistic Label);
  • Fornece recomendações para uma informação comum de transporte, reduzindo-a ao mínimo para a etiqueta logística GS1;  
  • Harmoniza os requisitos para a identificação de transporte para aumentar a eficiência na cadeia de abastecimento;
  • Ajuda a garantir uma monitorização sistemática para a redução do tempo de entrega e aumento do nível de serviço;
  • Harmoniza e simplifica  procedimentos entre transportadores e prestadores de serviços logísticos na cadeia de abastecimento;
  • Promove a utilização de soluções GS1 junto de todos os membros da cadeia de abastecimento, em particular com transportadores e operadores logísticos;
  • Apoia os utilizadores de forma a aumentar a troca  de comunicações internacionais baseadas em eCom entre expedidores, prestadores de  serviços logísticos, transportadores e destinatários, e conduz à utilização de uma etiqueta comum no transporte e no comércio transfronteiriço.

Saiba como usar o Código de barras GS1-128 de forma eficiente

Resumindo

O documento "Standard Internacional para a Etiquetas Logística" lançado pela GS1 Portugal tem como objetivo auxiliar os Transportadores e Prestadores de Serviços Logísticos nacionais a gerir de forma mais eficaz os processos de Transporte e Logística.

Recomenda-se a utilização de Normas Globais, como o Serial Shipping Container Code (SSCC) e o Código de Barras GS1-128, para melhorar a eficiência e segurança das operações ao longo da cadeia de abastecimento. Esta standardização elimina problemas de comunicação e reduz custos, promovendo a competitividade das empresas.

A Etiqueta Logística GS1, baseada nas melhores práticas e recomendações, harmoniza os requisitos de identificação de transporte e facilita a troca de comunicações internacionais. É fundamental que os membros da cadeia de abastecimento, especialmente os transportadores e operadores logísticos, adotem as soluções GS1 para maximizar a eficiência e o comércio transfronteiriço. Para saber mais sobre como usar o Código de Barras GS1-128 de forma eficiente, continue a ler o nosso blog.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes