Etiquetas de Perigo e Transporte de Materiais Perigosos

Publicado por: José Sampaio

Post Date 6/fev/2013 20:04:00

As etiquetas de perigo podem ser permanentes de tipo universal ou adaptados a superfícies muito singulares, tais como bidões de HDPE ou metálicos. A escolha da etiqueta depende do tipo de impressoras que utilizada.

Estas etiquetas, normalmente, imprimem-se por transferência térmica ou por impressão a laser.

Etiquetas de Perigo

Documento de Transporte de substâncias perigosas

O documento de transporte fornece informações vitais para quando se responde a um incidente que envolva matérias/ mercadorias perigosas **. O documento de transporte contém informações necessárias para identificar as matérias envolvidas. Use essas informações para iniciar acções de protecção para sua própria segurança e a segurança da população.

O documento de transporte contém o número de identificação de 4 algarismos – N.º ONU (ver páginas com margem amarela), precedido pela letras UN, a designação oficial de transporte da matéria (ver páginas com margem azul), a classe de perigo ou divisão da(s) matérias(s), e, se for caso disso, o Grupo de Embalagem.

O documento de transporte também indica o nome da empresa (expedidora e transportadora) e seu número de telefone (de Resposta a Emergências 24 horas, de preferência). Além disso, deve haver informações disponíveis a descrever os perigos da matéria que possam ser consultadas para mitigar as consequências de um incidente.

As informações devem estar contidas no ou junto do documento de transporte. Os documentos de transporte são necessários para o transporte da maioria das mercadorias perigosas.

Os documentos de transporte são mantidos:

  • Na cabine do veículo rodoviário,
  • Na posse do membro da tripulação do comboio,
  • Com o comandante, na ponte da embarcação, ou
  • Em posse do piloto do avião.

O Número de Identificação da matéria de 4 algarismos (N.º ONU) pode ser exibido no pictograma em forma de losango (etiqueta de perigo) ou em painéis laranja adjacentes exibidos nas extremidades e nos lados de um veículo-cisterna ou vagões ferroviários.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes