As empresas Transportadoras e Prestadoras de Serviços Logísticos, pelo papel que desempenham na actual cadeia de abastecimento de produtos, têm necessidade de soluções de etiquetagem TOTALMENTE COMPATÍVEIS COM AS ESPECIFICAÇÕES GERAIS GS1.
A etiqueta logística GS1 é uma norma global para todos os actores na cadeia de abastecimento, que permite a rastreabilidade automática das unidades logísticas. Esta etiqueta evita as sucessivas etiquetagens das unidades logísticas à medida que se movimentam na cadeia de abastecimento e oferece a vantagem da utilização de apenas uma etiqueta logística.
Vantagens Standard Internacional para a Etiqueta Logística (STILL) - GS1
A GS1 substitui os vários formatos de etiquetas proprietárias, já que contém toda a informação necessária para o transporte de bens, desde o local da recolha até ao ponto de entrega.
A implementação da Etiqueta Logística GS1 responde a várias necessidades expressas pelos parceiros da cadeia de abastecimento, assegurando a consistência entre o fluxo físico dos bens e respectivos fluxos de informação através da troca de mensagens EDI normalizadas (potenciadas pelas normas GS1 eCom para a troca de mensagens electrónicas entre parceiros comerciais).
A Etiqueta Logística está desenhada para acomodar as necessidades de informação de todos os tipos de bens transportados em sistemas abertos, onde o carregamento desses mesmos bens pode ocorrer num ou mais terminais de transporte.
A resposta aos requisitos de negócio para a grande parte dos utilizadores da Etiqueta Logística GS1 é dada recorrendo a uma das seguintes soluções:
- A6 (105 mm x 148 mm) – 4 x 6 polegadas. Particularmente indicado quando é codificado apenas um SSCC ou quando está codificado o SSCC e um conjunto limitado de dados adicionais.
ou
- A5 (148 mm x 210 mm) – 6 x 8 polegada.
No entanto, a etiqueta pode ter qualquer dimensão que vá ao encontro dos requisitos de quem a vai aplicar. Contudo, deve ter as dimensões suficientes para transportar a informação necessária, juntamente com o código de barras GS1-128. Os factores que influenciam as dimensões da etiqueta incluem a quantidade e tipo de dados, as magnitudes dos códigos de barras utilizados, e a dimensão da unidade logística que vai ser etiquetada.
Pode perceber melhor os fatores a ter em consideração na escolha de uma impressora térmica para logística e transportes.
Como referido anteriormente a impressora mais usada para os rótulos de logística é a Impressora de Código de Barras Citizen CLS 6621 >>
Autor: José Sampaio
Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.