Devo Imprimir Rótulos em Flexografia ou Digital?

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 21/dez/2015 15:00:00

Atualmente existem dois tipos principais de impressão, o sistema convencional, que para a nossa área dos Rótulos é a Flexografia e o Digital. Existem muitas dúvidas sobre o que é cada um destes processos e qual escolher na hora da impressão de Rótulos.

Aguilra2.jpg

No processo convencional - Flexografia, existe sempre um transportador de imagem, neste caso o cliché. É a forma como se separa a zona a imprimir da zona a não imprimir, neste caso feito por relevo, ou seja, a zona de imagem está colocada acima da zona em que não há imagem. No processo Digital, a impressão processa-se diretamente do ficheiro digital para o material a imprimir, sem que seja necessário fazer essa distinção mecanicamente.

Já falamos neste blog sobre as vantagens da Flexografia e a sua expansão. Este é o processo que tecnologicamente mais tem evoluído nos últimos anos permitindo hoje uma qualidade de impressão muito semelhante ao offsetCom as novas tecnologias de gravação de Anilox a laser e a evolução para clichés Digitais e em HD, como usamos aqui na Codimarc, a flexografia deu um grande salto qualitativo, na impressão de imagens com altas lineaturas e excelentes resultados finais.

Cliché Digital HD

06.jpg

IMPRESSÃO DIGITAL

Mais do que imprimir, os sistemas de impressão digital representam uma nova forma de criar e de comunicar. Com prazos cada vez mais apertados e tiragens reduzidas, a impressão Digital tem ganho cada vez mais importância. Eliminando os tempos de pré-impressão necessários para produzir os clichés, é possível imprimir algumas centenas de Rótulos em poucas horas, em vez de dias.

A impressão Digital apresenta como pontos fortes a rapidez e o baixo custo, quando se trata de pequenas tiragens, e como ponto fraco as limitações na variedade de substratos e em alguns casos na qualidade. Contudo existem hoje no mercado soluções com um nível de qualidade muito bom.

As imagens seguintes são alguns rótulos impressos em Digital. Como pode verificar apresentam uma qualidade de impressão muito satisfatória.

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

Uma das grandes vantagens da Impressão Digital é a possibilidade de fazer uma prova directamente na máquina e correcções de imediato. Outra vantagem é a capacidade de muito rapidamente variar a informação de impressão para impressão tornando este processo imbatível quando se trata de impressões personalizadas.

Na impressão convencional, a cada cor corresponde um cliché e cada cliché serve para imprimir milhares de imagens. Se alguma coisa muda na imagem, temos, obrigatoriamente, de mudar o cliché.

QUANDO OPTAR PELA IMPRESSÃO DIGITAL

Na impressão Digital, os custos do trabalho funcionam de uma forma muito diferente dos da impressão convencional. Na impressão convencional, os custos que dizem respeito à pré-impressão e à preparação das máquinas são considerados custos fixos.

Os custos fixos para imprimir um Rótulo por exemplo 100x50mm de um determinado produto são sempre os mesmos, imprima-se 1000 ou 1.000.0000 de exemplares. Esses custos fixos (provas, clichés, preparação da máquina e acertos de início de tiragem) vão-se diluindo à medida que a tiragem aumenta, o que torna a Flexografia ideais para longas e médias tiragens, mas pouco indicada para pequenas quantidades.

O mesmo não acontece com a impressão digital, pois, como não existem propriamente custos fixos, o custo unitário mantém-se praticamente o mesmo, imprima-se 500 ou 5000 rótulos. A impressão digital é a ideal para pequenas tiragens, mas pouco indicada para médias e longas tiragens.

A seguinte imagem ilustra  a comparação de um longo processo convencional (parte superior) com o curto processo digital (parte inferior).

05.jpg

Na Codimarc temos várias soluções que podem ir (ou não) ao encontro das suas necessidades. Saiba se e como o podemos ajudar, peça o contacto de um dos nossos especialistas.

Informações Rótulos

 

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes