O Processo da TRANSFERÊNCIA TÉRMICA

Publicado por: José Sampaio

Post Date 28/mai/2012 14:04:00

Todos os produtos que circulam no mundo, todos os serviços oferecidos têm um nome, uma origem, um destinatário, em suma uma identidade escrita numa ficha. Substituindo as palavras «ficha» e «identidade» por «etiqueta» e «código de barras» entramos no universo da Transferência Térmica.

Neste mundo por vezes hostil e agressivo, há uma regra de ouro para a Transferência Térmica: permanecer legível em todas as circunstâncias, para apresentar uma mensagem intacta, sem alterações nem erros.

Transferência Térmica

As impressoras de Transferência Térmica permitem imprimir com elevado nível de qualidade em todos os tipos de suporte, desde o papel comum ao sintético. Estas impressões revelam-se muito resistentes a manipulações e fricções, mas também a muitos outros factores: térmicos, químicos ou climatéricos.

A impressão por Transferência Térmica consiste em depositar por meio de uma fonte de calor emitida pela impressora certa quantidade de pigmentos termo fusíveis, sobre um receptor.

A riqueza da TT é a sua capacidade para responder a exigências muito fortes de qualidade de impressão e dar uma resposta técnica adaptada aos requisitos do utilizador. As variáveis são muito numerosas, quer do ponto de vista do tipo de tinta escolhida, da natureza do suporte de impressão e, finalmente, da escolha da tecnologia da impressora. Cada um destes elementos vai influenciar fortemente o resultado da impressão.

APLICAÇÕES DA TRANFERÊNÇIA TÉRMICA>

A intensificação da circulação de mercadorias no mundo impõe a indicação de uma quantidade importante de mensagens nos produtos para dar informações sobre a segurança, a logística, a higiene ou mesmo a utilização do produto.
Cada produto é assim marcado de maneira unitária durante a produção graças a uma série de informações variáveis: código de barras, número de série, data de validade, composição, preço, etc.

A informática permite criar estas informações, registá-las e tratá-las ao longo de todo o processo, desde a produção, logística ou no local de venda.

A tecnologia de transferência térmica permite imprimir em numerosos suportes, de forma muito qualitativa, de forma duradoura e em todos os tipos de ambientes. Estes critérios fazem dela uma das tecnologias de impressão mais disseminadas para a identificação e a rastreabilidade dos produtos no meio industrial, na logística e na distribuição.
Finalmente, sem que saibamos, a Transferência Térmica está presente em todos os produtos de nosso quotidiano:

  • Gestão de Stocks
  • Industria Farmacêutica
  • Correios
  • Cosmética
  • Indústria Alimentar
  • Distribuição
  • Logística
  • Sinalização e Logotipos
  • Saúde
  • Transportes
  • Indústria Automóvel
  • Industria Química
         

Ribbon

O ribbon de Transferência Térmica é o consumível que contém a tinta necessária para a impressão. Com aspeCto exterior relativamente idêntico, os ribbons TT diferenciam-se dos outros pelas características do ribbon revestido (backcoating, filme de poliéster, camada (s) de tinta), mas também pelo conjunto de componentes que formam o rolo.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes