O código de barras UPC (Universal Product Code) é o equivalente a um número, e pode ser visto em praticamente todos os produtos de consumo que passam pelo canal de retalho. Um código de barras é constituído por um simples agrupamento de linhas, com larguras e espaçamentos diferentes entre elas.
Normalmente é impresso em tipografia e por impressoras de códigos de barras (impressoras térmicas ou impressoras térmicas directas), que fazem a impressão de etiquetas que são posteriormente coladas nos produtos. Vejamos um exemplo de um código de barras UPC:
Dúvidas Sobre Código de Barras:
É possível reduzir o tamanho do Código de Barras?
Não. Este procedimento retira eficiência aos leitores ópticos.
É possível utilizar cores diferentes para as barras ou fundo do código?
Não, porque algumas combinações de cores podem inviabilizar a captura/leitura automática da informação. Nossa recomendação para a questão é: Use branco e preto para fundo e barras, respectivamente. Alternativamente, aconselhamos a utilização de cores escuras para as barras (preto, castanho escuro, verde escuro, azul escuro) e de cores claras para o fundo (branco, amarelo).
Qual o significado dos números por baixo das barras?
São a tradução numérica do código representado pelas barras e espaços do código de barras. A sua representação é obrigatória, de acordo com as regras do Sistema GS1. Destinam-se a servir de meio de recurso, no caso de uma falha na leitura automática do código de barras.
Como se constrói um código de barras?
A construção varia conforme as diferentes aplicações. A sua construção deve ser feita de acordo com as indicações do Manual de Utilizador.
Como se atribuem os códigos de barras aos produtos?
O código de barras (CB) para produtos de peso fixo é atribuído pela própria empresa. Recomenda-se que não exista nenhuma associação significativa, isto é, pretende-se que os números do CB atribuído a um produto não tenham nenhum significado especial. O código de barras para produtos de medidas variáveis é atribuído caso a caso pela GS1 Portugal. Designam-se como Números de Circulação Restrita.
Como se calcula o dígito de controlo? E onde posso executar essa operação?
O dígito de controlo deve ser calculado automaticamente pelo sistema (software), que imprime os Códigos de Barras. Resulta da aplicação de um algoritmo de cálculo específico ao conjunto de números que o antecedem.
Existem diferentes tipos de códigos de barras?
Sim. Mas os códigos de barras do Sistema GS1 (GS1 BarCodes) são os mais utilizados a nível global.
Autor: José Sampaio