Quando falamos de imagem quer seja em fotografia ou em impressão é comum utilizarmos o termo resolução. Nas impressoras térmicas não é diferente. A resolução de impressoras térmicas é o tema que vamos explorar.

Na área da etiquetagem essa capacidade é igualmente denominada por DPI (Dots Per Inch ou Pontos por Polegada).
A maior parte dos utilizadores de impressoras térmicas utilizam cabeças de impressão com a resolução de 200DPI, pois é desta forma que geralmente são construídas de origem. Contudo existem variadíssimas aplicações onde ter uma cabeça de impressão com resolução de 300Dpi é essencial, quer seja pela estética que se pretende que a etiqueta tenha quer por necessidades de comprimir a área de impressão.
Qual o Nível de Pormenor da Etiqueta?
As cabeças de 200Dpis são utilizadas em diversas áreas de atividade, o que só por si revela a versatilidade da mesma. O custo desta peça de desgaste é mais baixo nessas impressoras térmicas comparativamente com as cabeças de 300Dpis, o que pode ser um fator a ter em conta sobretudo em casos de uso mais intensivo da impressora. Neste caso os cuidados com a limpeza da cabeça de impressão devem ser ainda maiores
Existem diversas áreas de atividade onde a informação que precisa de estar nas etiquetas é bastante grande. Nessas situações, por obrigatoriedade de espaço, é necessário condensar bastante o texto, e aí devemos utilizar cabeças de impressão de 300 DPI.
Dando o exemplo das etiquetas para a indústria têxtil que tem cada vez mais informação, e são traduzidas em mais línguas. Essa necessidade leva a ter que colocar o texto de pequenas dimensões onde uma cabeça standard (200Dpis) não teria a resolução adequada.
Resumindo, existem aplicações em que uma cabeça de impressão de 200 DPI´s será o suficiente e conseguimos obter bons resultados, como o caso de empresas de logística e aplicação de etiquetas com códigos de barras.
Por sua vez uma cabeça de 300DPI´s, em determinadas aplicações, como a referida anteriormente na indústria têxtil, será a melhor opção, pois é nesta resolução que consegue obter os melhores resultados finais.
Autor: José Duarte

Com mais de uma década de experiência em soluções de rotulagem e identificação na Codimarc, ajudo empresas a simplificar processos de identificação de produtos, sempre atento às necessidades de cada cliente. Apaixonado pelo que faço, acredito numa experiência eficaz e agradável. Fora do trabalho, sou um entusiasta de música e desporto e um pai com energia para a brincadeira! O meu lema: etiquetas perfeitas e relações duradouras.