Que Resolução de Impressoras Térmicas Usar 200 ou 300 DPI´s?

Publicado por: José Duarte

Post Date 22/mai/2015 12:00:00

Quando falamos de imagem quer seja em fotografia ou em impressão é comum utilizarmos o termo resolução. Nas impressoras térmicas não é diferente. A resolução de impressoras térmicas é o tema que vamos explorar.  

etiquetas_de_instrucoes_texteis

A resolução de uma impressora é a capacidade que a mesma tem de ir ao pormenor, de imprimir os pontos que exigem mais ou menos definição. 
etiquetas_200_ou_300_dpi

Na área da etiquetagem essa capacidade é igualmente denominada por DPI (Dots Per Inch ou Pontos por Polegada).

A maior parte dos utilizadores de impressoras térmicas utilizam cabeças de impressão com a resolução de 200DPI, pois é desta forma que geralmente são construídas de origem. Contudo existem variadíssimas aplicações onde ter uma cabeça de impressão com resolução de 300Dpi é essencial, quer seja pela estética que se pretende que a etiqueta tenha quer por necessidades de comprimir a área de impressão.

Qual o Nível de Pormenor da Etiqueta?

As cabeças de 200Dpis são utilizadas em diversas áreas de atividade, o que só por si revela a versatilidade da mesma. O custo desta peça de desgaste é mais baixo nessas impressoras térmicas comparativamente com as cabeças de 300Dpis, o que pode ser um fator a ter em conta sobretudo em casos de uso mais intensivo da impressora. Neste caso os cuidados com a limpeza da cabeça de impressão devem ser ainda maiores

etiquetas_300_dpi

Existem diversas áreas de atividade onde a informação que precisa de estar nas etiquetas é bastante grande. Nessas situações, por obrigatoriedade de espaço, é necessário condensar bastante o texto, e aí devemos utilizar cabeças de impressão de 300 DPI.

etiquetas_texteis_300_dpi

Dando o exemplo das etiquetas para a indústria têxtil que tem cada vez mais informação, e são traduzidas em mais línguas. Essa necessidade leva a ter que colocar o texto de pequenas dimensões onde uma cabeça standard (200Dpis) não teria a resolução adequada.

etiquetas_de_composio_textil

Resumindo, existem aplicações em que uma cabeça de impressão de 200 DPI´s será o suficiente e conseguimos obter bons resultados, como o caso de empresas de logística e aplicação de etiquetas com códigos de barras.

Por sua vez uma cabeça de 300DPI´s, em determinadas aplicações, como a referida anteriormente na indústria têxtil, será a melhor opção, pois é nesta resolução que consegue obter os melhores resultados finais.

Informações Impressoras Térmicas

Autor: José Duarte

Entusiasta por Música e Desporto, Praticante de Crossfit e Treinador de futebol. Dedica-se diariamente em facilitar a rotulagem das empresas, sendo Especialista em Equipamentos de IDentificação, Rotulagem e Etiquetagem!

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes