Não há dúvidas. As impressoras Zebra representam aquilo que é o paraíso de qualquer marca. Atingir o estado onde a marca se confunde com a categoria de produto. Quem não se lembra ainda da Kispo?
E este facto, em qualquer área de atividade, traz vantagens e desvantagens. As empresas que operam no setor de codificação e etiquetagem, particularmente os revendedores Zebra, não são exceção.
Podemos rapidamente ser levados a pensar que, pelo facto destas empresas venderem uma marca que detêm mais de metade da quota de mercado, isso só por si, é o aspeto favorável ao negócio. Mas também podemos ver esse facto como uma desvantagem.
Podemos agarrar no título deste post e, a partir daí, caracterizar a atividade de revenda de impressoras térmicas Zebra:
O BOM da Revenda Zebra
-
O mercado pede especificamente a impressora Zebra modelo X. Muitos compradores nem sequer referem "impressoras térmicas", mas sim "impressoras zebra", facilitando assim a apresentação de propostas. O revendedor não terá dificuldade em configurar a solução, precisa apenas de responder especificamente ao que o cliente pediu.
-
Enquanto parceiro revendedor Zebra poderá escolher um dos 4 ou 5 importadores distribuidores desta marca.

O MAU de Revender Zebra
-
Quando um cliente lhe pede uma proposta para um modelo especifico, é provável que o faça a diversos revendedores em simultâneo, quer queira quer não, vai entrar na guerra do preço e da margem.
-
Se o cliente faz a escolha baseada no fator preço, o revendedor vai ter grandes dificuldades em criar laços de fidelização com o cliente. Sempre que o cliente lhe fizer uma consulta para compra de uma nova impressora de etiquetas, vai consultar uma meia dúzia de possíveis fornecedores. A tendência será que todos eles apresentem o preço mais baixo possível e terão dificuldade em acrescentar valor á proposta, seja pelo nível de serviço ou aconselhamento na escolha de consumíveis, por exemplo.
A OPORTUNIDADE para o Revendedor Zebra
-
Oferecer ao cliente uma solução alternativa e que lhe pareça mais adequada, irá contribuir para elevar a confiança do cliente na sua empresa. Não se limite a enviar a cotação do modelo e marca que lhe pediram. Tente identificar claramente que outro equipamento da mesma ou de outra marca poderá ser mais adequado e vantajoso para as necessidades especificas do cliente.
Além do preço, mostre também o custo da impressora. No post pode ver claramente que o preço da impressora de etiquetas não é tudo.
-
Ganhou a proposta que fez ao cliente? Parabéns! Agora que fez a entrega e instalação já deve saber quais os consumíveis que o cliente precisa. E se ainda não é a sua empresa que os fornece, poderá propor etiquetas e ribbon Zebra ou consumíveis genéricos, de qualidade superior, que lhe permitem elevar o serviço ao cliente para outro nível: escolher uma enorme variedade de medidas e tipos de materiais para aplicações específicas, bons prazos de entrega e muito importante, contribuir para a manutenção do cliente, com margens saudáveis no seu negócio de revenda.
Se a sua preocupação é responder diretamente ás propostas ou cotações que lhe pedem, não fale, não questione nem aconselhe o seu cliente. Limite-se a fazer a revenda de impressoras Zebra, envie a proposta e deixe que ele faça a escolha provavelmente com base no preço mais baixo.
Como Pedir uma Proposta para uma Impressora?
Para solicitar uma proposta de uma impressora térmica, o ideal é detalhar as necessidades de impressão:
- Volume de impressão diário/mensal
- Tipo de material das etiquetas
- Largura da impressão
- Condições de operação (temperatura, humidade, etc.)
- Conectividade desejada (USB, Ethernet, Wi-Fi)
Com essas informações, um especialista pode recomendar a melhor solução, garantindo um investimento eficiente e sustentável.
Caso contrário, se estiver interessado em proporcionar o melhor ao seu cliente e garantir bons negócios para a sua empresa, pode recorrer ao apoio de um especialista em impressoras térmicas, bastando preencher este formulário.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.