Se vai utilizar no seu negócio etiquetas de código de barras, a primeira decisão a tomar é se vai imprimir as suas próprias etiquetas ou se vai subcontratar esse serviço.
Se optou por imprimir as etiquetas dentro de portas, vai precisar de software para a configuração das etiquetas e código de barras, de uma impressora térmica (zebra, citizen, epson) específica para o tipo de impressão que pretende e das etiquetas autocolantes em rolo para serem impressas.
Comprar Etiquetas Pré-Impressas ou Fazer a Própria Impressão?
Pode ainda precisar de outros consumíveis como sejam o ribbon ou toalhetes para a limpeza da cabeça de impressão.
Que Consumíveis Considerar na Impressão Etiquetas?
As necessidades de consumíveis vão depender muito das especificidades das etiquetas e menos da marca de impressora térmica. Seja ela Zebra, Datamax, Citizen ou outras, há outros factores a ter em conta:
- A impressão das etiquetas tem necessidades muito específicas? - As etiquetas para a indústria química precisam frequentemente de impressão bicolor.
- As etiquetas de código de barras são todas iguais?
- As etiquetas estão numeradas sequencialmente? – provavelmente para localização de equipamentos. Poderá haver erro humano que replique a numeração.
- A durabilidade da etiqueta é um factor importante? - Há etiquetas que, pela robustez da cola e até pelo tipo de material, se tornam praticamente indestrutíveis.
- A segurança é um factor importante – as etiquetas comummente impressas podem ser replicadas. Poderá optar por um holograma na etiqueta que é bastante difícil de copiar.
- Tem necessidade de etiquetas específicas? – de dimensão reduzida, resistentes a condições atmosféricas adversas, para fixar em metais (provavelmente até como etiquetas para inventário do imobilizado da empresa ou alugado.
Se precisa de etiquetas especiais para aplicação em sectores específicos como é o caso do sector automóvel, saúde, armazém, logística - o melhor será optar por uma empresa especializada que estude consigo a opção adequada. Contacte a Codimarc para saber mais.
Quando Deve imprimir as Suas Próprias Etiquetas?
A melhor opção passará por imprimir as suas próprias etiquetas se:
- For necessário colocar informação individualizada nas etiquetas para cada cliente (morada, número da encomenda, peso, quantidade …)
- O número de etiquetas necessárias não for elevado - algumas centenas apenas ou poucos milhares.
- Houver necessidade de etiquetas com formatos e tamanhos diferentes, de acordo com os métodos de expedição ou até devido a especificações do destinatário da encomenda.
- Necessitar de colocar etiquetas de código de barras em documentos.
- Pretender flexibilidade na alteração das características da etiqueta, em qualquer momento.
- Houver necessidade de colocar fotografias ou outro tipo de imagens nas etiquetas (como é o caso de cartões de sócio).
Se usar o equipamento certo, é realmente fácil imprimir rapidamente etiquetas de código de barras e com a qualidade que o seu negócio merece.
Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.