Rótulos e Etiquetas de Pneus: Dicas para Escolher e Poupar

Publicado por: José Sampaio

Post Date 11/jul/2014 11:00:00

A entrada em vigor da Norma Europeia  EC1222/2009 em Novembro de 2012, veio trazer algumas vantagens ao consumidor que tem necessidade de escolher os novos pneus para o seu automóvel.

Etiquetas para Pneus

Para que o consumidor possa fazer a sua pesquisa e comparação, é necessário que a etiqueta cumpra com os requisitos da norma e que seja impressa de forma a que a informação se mantenha legível durante toda a cadeia de distribuição, até ao consumidor final.  A maneira mais eficaz de assegurar isso é usar etiquetas de polipropileno branco brilhante com adesivo extra forte para pneus (PM50), impressas com fitas de transferência térmica que garantam uma impressão resistente à fricção, chuva, temperaturas extremas, solventes ou exposição intensa a raios UV.

A única forma de todos os operadores do mercado de pneus - fabricantes, importadores, distribuidores ou armazenistas - poderem estar certos de que a etiqueta com a informação não só cumpre a norma europeia mas permite também ao consumidor final fazer a sua escolha, é com a utilização de um ribbon de transferência térmica adequado.

Dicas e Truques para escolher o ribbon mais adequado

Há alguns fatores que são essenciais na escolha da fita de transferência térmica mais adequada, a saber:

  • Compatibilidade com o tipo de cabeça de impressão (Near-edge ou Flat Head)
  • Compatibilidade com o tipo de etiqueta (papel ou sintético)
  • Nível de resistência pretendido
  • Durabilidade da impressão
  • Qualidade de impressão desejada

Lidamos com vários fabricantes que oferecem uma gama de soluções que encaixam de forma diferente nesta aplicação.

Da nossa experiência, a nova mistura de cera/resina do maior fabricante europeu de fita de transferência térmica Inkanto, tem uma resistência na classe das melhores resinas do mercado, ao que acrescenta uma maior flexibilidade para imprimir sobre etiquetas sintéticas.

Se existir a necessidade de uma resistência ainda maior, o AXR7+ (para cabeças de impressão planas) e o AXR600 (para cabeças de impressão near edge), são dois tipos de ribbon de resina com um desempenho muito acima da média.

Para aprender mais sobre a norma europeia 1222/2009, peça o Guia de Etiquetagem de Pneus ou fale com um Especialista.

Kit Etiquetagem Pneus - Grátis

Autor: José Sampaio

Diretor Operações e cofundador da Codimarc. Há 28 anos a aprender, inovar e partilhar conhecimentos sobre identificação de produtos na indústria. O que me move é a criação de relações duradouras com clientes e parceiros, e a gestão de uma equipa que se dedica diariamente a facilitar os processos dos nossos clientes. Com uma visão prática e um foco constante em melhorias, mantenho sempre a porta aberta a novas ideias e colaborações. E, claro, com um sorriso pronto para qualquer desafio – porque acredito que o trabalho em equipa é tão importante como a precisão de cada etiqueta que produzimos.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes