Rótulos Farmacêuticos: 6 Tendências que Vão Revolucionar a Indústria em 2018

Publicado por: José Sampaio

Post Date 23/mai/2018 11:40:37

Secur_Pharma_12018 está a ser um ano de grandes mudanças para a indústria de rotulagem e embalagem farmacêutica. Afinal, é este ano que se implementa a Directiva de Medicamentos Falsificados (FMD) na Europa para combater a contrafacção dos medicamentos.

Além disto, assiste-se a uma exigência crescente de um consumidor cada vez mais informado. Os medicamentos chegam aos pacientes cada vez mais personalizados, o que leva a haver lotes em menores quantidade e prazos de entrega mais curtos para o sector de entregas de encomendas. O futuro está, sem dúvida, a chegar.

Conheça as seis tendências que já estão a mudar o ano de 2018 e que irão revolucionar o seu negócio de rótulos e embalagens farmacêuticos, num futuro muito próximo.

 

1. A nova Directiva de Medicamentos Falsificados (FMD) da União Europeia

Para combater o mercado paralelo de medicamentos falsos ou de fraca qualidade, várias regiões do globo estão a tomar medidas de protecção estruturais. Os EUA criaram a lei relativa à segurança e à qualidade dos medicamentos (DQSA), a China tem o eCode (código de barras) através da China Food and Drug Administration (CFDA), e na nossa União Europa foi criada a Directiva de Medicamentos Falsificados (FMD) - 2011/62/UE - relativa aos medicamentos sujeitos a receita médica e aos medicamentos de venda livre que podem ser objectos de contrafacção.

Esta lei será implementada até ao último trimestre de 2018 pois, em Fevereiro de 2019, entrará em vigor a obrigatoriedade de todas embalagens farmacêuticas individuais terem um número de série.

Este número de série deve conter os seguintes elementos, na ordem que apresentamos:

  1. Código do produto;
  2. Número de Série;
  3. Lote;
  4. Prazo de Validade;
  5. N.º de registo.

A capacidade de monitorizar todos os produtos individualmente traz inúmeras vantagens. Uma delas é o facto do número de série permitir uma maior transparência nas operações de embalagens, o que aumenta a confiança dos parceiros e do consumidor final.

2. Um consumidor mais exigente e um serviço cada vez mais personalizado

Ao mesmo tempo que os regulamentos da indústria farmacêutica mudam, assiste-se a uma mudança de comportamento no consumidor que está cada vez mais exigente. E, à medida que a exigência do consumidor aumenta, as suas necessidades também mudam. 

Por isso, há um investimento crescente na medicina personalizada – caixas de tamanho único já não vingam neste tempo. O que isto significa? Que os lotes passam a ser menores, assim como os prazos de entrega para os fabricantes em toda a cadeia de embalagens. Para a área de embalagens farmacêuticas, em particular, isto resulta que, no próximo ano, a produção será mais contínua e localizada perto do ponto de venda, para que a sua distribuição seja mais eficiente. Prepare-se!

3. contratos com empresas de embalagens

À medida que o mercado muda e as regulamentações se fortalecem, os fabricantes de produtos farmacêuticos são severamente pressionados para acompanhar as suas necessidades de embalagem. Substituir o equipamento de acordo com o rigor e a complexidade crescente das regulamentações torna-se cada vez mais dispendioso. Face a esta realidade, os fabricantes de produtos farmacêuticos estão a recorrer cada vez mais a contractos especializados de produção de embalagens.

As empresas especializadas de embalagens farmacêuticas são capazes de fornecer soluções completas de serviços que os fabricantes simplesmente não conseguem. E, desta forma, as empresas farmacêuticas concentram-se apenas em apurar a excelência das suas principais competências: desenvolver medicamentos.

 

4. Maior preocupação com a gestão de dados e segurança cibernética 

Para sinalizar todos os produtos farmacêuticos, desde a matéria-prima até ao produto final, os dados devem ser recolhidos, armazenados e transferidos pela cadeia de distribuição farmacêutica. Um processo que exige uma gestão de dados rigorosa e integrada. E é aqui que o receio começa: até que ponto a informação está realmente segura?

Todas as empresas ligadas ao ciclo de vida dos produtos farmacêuticos se preocupam em garantir a segurança das suas instalações e dos seus dados. Por isso, a gestão de dados, em qualquer etapa, e as soluções de segurança cibernética, em toda a cadeia de abastecimento, serão uma preocupação fundamental em 2018 e nos tempos que se seguirão.

 

5. embalagens inteligentes para identificação e envolvimento com o paciente

Cada vez mais, as empresas de embalagens farmacêuticos estão a utilizar a tecnologia de rotulagem inteligente - como RFID (identificação por radiofrequência) e tags (NFC) de comunicação - para rastrear os produtos e envolver os pacientes.

  • Além dos códigos de barras 2D, as etiquetas RFID são cada vez mais usadas para rastrear embalagens em toda a cadeia de abastecimento farmacêutico. A principal vantagem que estas etiquetas RFID têm sobre os códigos de barras é que deixa de ser necessária a identificação visível. Todas as mercadorias dentro de uma caixa de produtos embalados podem ser identificadas simultaneamente. A grande vantagem destas etiquetas RFID é que permitem identificar, ao mesmo tempo e de uma só vez, cargas completas de produtos embalados. E estas informações ficam gravadas, de imediato, no software de gestão de dados. Além da facilidade de identificação, os rótulos RFID são muito também muito difíceis de falsificar.
  • As pequenas tags NFC incorporadas nos rótulos permitem que as empresas farmacêuticas comuniquem informações importantes aos consumidores. Ao utilizarem a app da NFC nos seus smartphones, os consumidores podem aceder às informações de dosagem do medicamento, assim como aceder ao servidor de informação sobre o produto da sua empresa.

    A grande vantagem para o seu negócio, é que poderá acompanhar as interacções que o consumidor tem com com os rótulos NFC, e ter a noção do impacto das campanhas de marketing nos consumidores.

6. Responsabilização dos fabricantes de embalagens farmacêuticas

Responsabilizar as empresas que produzem embalagens farmacêuticas é um assunto que está na ordem dia em 2018. Até o final do ano, todas as embalagens devem ser identificadas exclusivamente com um número de série - e a empresa deve monitorizar a progressão de cada embalagem ao longo das várias etapas do seu ciclo com a máxima precisão.

A formação dos colaboradores da sua empresa, a qualidade e a gestão da qualidade serão fundamentais para o sucesso da sua organização. Num futuro muito próximo, as empresas de embalagens farmacêuticas irão estar na vanguarda da tecnologia de etiquetas, gestão de qualidade, formação de colaboradores, assim como da inclusão de números de série nos produtos. Esta vantagem competitiva irá garantir um crescimento significativo no seu negócio nos próximos anos.

Com todas estas tendências emocionantes a acontecerem na indústria farmacêutica, o seu negócio irá tornar-se mais dinâmico e sofisticado. Conheça as melhores propostas de rotulagem e impressão de rótulos e etiquetas para começar a escrever o seu Futuro no Agora.

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Impressoras Etiquetas, Etiquetas Personalizadas, Especiais | VOID | Segurança

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes