Num mercado que continua a ser dominado por dois fabricantes de cerveja, surgem diversas micro e pequenas cervejeiras que se dedicam ao fabrico artesanal de cerveja. E alguns deles já conquistaram uma posição interessante numa altura em que este tipo de cerveja ganha cada vez mais apreciadores. Os rótulos para cerveja artesanal são o foco do nosso artigo de hoje.
Como em tantos outros negócios de pequena dimensão, estes produtores enfrentam durante o processo de arranque, uma série de problemas.
Uma das grandes dificuldades passa pela escolha do tipo de rótulo para garrafas que produzem com toda a paixão.
E aqui, a primeira questão com que se deparam é: Rótulos Autocolantes, Sem Adesivo ou Termo Retráteis.
Cada um destes têm as suas particularidades quanto ao formato, tipo de aplicação, qualidades do adesivo e do papel ou filme.
Rótulos de Cerveja Sem Adesivo
São uma solução versátil. Podem ser fabricados em vários tipos de papel e numa infinidade de formatos.
Geralmente são aplicados na garrafa de forma automática por uma máquina que espalha a cola ou adesivo no verso do rótulo e de seguida aplica-o na garrafa. A utilização deste tipo de rotulagem é adequada para volumes de produção elevados porque o investimento nestes equipamentos de aplicação automática é significativo.
Rótulos de Cerveja Autocolantes
Tendo em conta os custos de aplicação, estes são a escolha adequada para rotular a cerveja artesanal. Podem ser produzidos numa enorme variedade de papeis ou filmes plásticos, com a forma e medida que se pretender e podem ter acabamentos com alto impacto visual. Estão disponiveis com diversos adesivos adequados por exemplo para imersão em gelo,não deixando que o rótulo se descole com facilidade. Não requere grande investimento inicial em equipamentos para rotulagem, poderá escolher com facilidade o fornecedor adequado de rotulos e terá facilidade em fazer encomenda de pequenas quantidades.
Rótulos de Cerveja Termo Retráteis
São fabricados em filmes que retraem e se adaptam á forma da garrafa. É uma tecnologia já utilizada em diversos setores industriais mas que pela necessidade de investimento elevado, não é ainda adequado a volumes de produção menores.
Para decidir qual o tipo de rótulo mais adequado, deverá ter em consideração a quantidade necessária, que tipo de adesivo utilizar, a forma da garrafa, questões ambientais ( dimensões e materiais com que o rótulo de cerveja artesanal são feitos têm impactos diferentes) e a imagem que pretende dar ao produto.
Para o ajudar nessa decisão, temos especialistas que lhe podem esclarecer dúvidas e propôr soluções. Fale conosco ou faça o seu próprio orçamento.
Autor: José Sampaio