3 Tipos de Rótulos para Cerveja Artesanal. Qual a Sua Opção?

Publicado por: José Sampaio

Post Date 20/fev/2015 14:00:00

Num mercado que continua a ser dominado por dois fabricantes de cerveja, surgem diversas micro e pequenas cervejeiras que se dedicam ao fabrico artesanal de cerveja. E alguns deles já conquistaram uma posição interessante numa altura em que este tipo de cerveja ganha cada vez mais apreciadores. Os rótulos para cerveja artesanal são o foco do nosso artigo de hoje. 

Cervejas Artesanais Portuguesas

Como em tantos outros negócios de pequena dimensão, estes produtores enfrentam durante o processo de arranque, uma série de problemas. 

Uma das grandes dificuldades passa pela escolha do tipo de rótulo para garrafas que produzem com toda a paixão. 

E aqui, a primeira questão com que se deparam é: Rótulos Autocolantes, Sem Adesivo ou Termo Retráteis.

Cada um destes têm as suas particularidades quanto ao formato, tipo de aplicação, qualidades do adesivo e do papel ou filme.

Rótulos de Cerveja Sem Adesivo

São uma solução versátil. Podem ser fabricados em vários tipos de papel e numa infinidade de formatos.

Geralmente são aplicados na garrafa de forma automática por uma máquina que espalha a cola ou adesivo no verso do rótulo e de seguida aplica-o na garrafa. A utilização deste tipo de rotulagem é adequada para volumes de produção elevados porque o investimento nestes equipamentos de aplicação automática é significativo.

Rótulos a CoresRótulos a Cores Orissa

Rótulos de Cerveja Autocolantes

Tendo em conta os custos de aplicação, estes são a escolha adequada para rotular a cerveja artesanal. Podem ser produzidos numa enorme variedade de papeis ou filmes plásticos, com a forma e medida que se pretender e podem ter acabamentos com alto impacto visual. Estão disponiveis com diversos adesivos adequados por exemplo para imersão em gelo,não deixando que o rótulo se descole com facilidade. Não requere grande investimento inicial em equipamentos para rotulagem, poderá escolher com facilidade o fornecedor adequado de rotulos e terá facilidade em fazer encomenda de pequenas quantidades.

Rótulos Cerveja Artesanal

Rótulos de Cerveja Termo Retráteis

São fabricados em filmes que retraem e se adaptam á forma da garrafa. É uma tecnologia já utilizada em diversos setores industriais mas que pela necessidade de investimento elevado, não é ainda adequado a volumes de produção menores.

Rótulos Para Cerveja

Para decidir qual o tipo de rótulo mais adequado, deverá ter em consideração a quantidade necessária, que tipo de adesivo utilizar, a forma da garrafa, questões ambientais ( dimensões e materiais com que o rótulo de cerveja artesanal são feitos têm impactos diferentes) e a imagem que pretende dar ao produto.

Para o ajudar nessa decisão,  temos especialistas que lhe podem esclarecer dúvidas e propôr soluções. Fale conosco ou faça o seu próprio orçamento.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Rótulos, Rótulos Alimentares

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes