Nos corredores dos hipermercados existem 2 produtos com a mesma composição, a mesma prateleira e o mesmo intervalo de preço.
Ambos os produtos satisfazem a mesma necessidade.
Quem tirar 20 segundos para os comparar verá que não há nenhuma diferença significativa entre eles.
No entanto, um deles vende muito mais que o outro.
Isto poderia ser explicado se houvesse um grande investimento publicitário numa marca, e menos na outra, mas também não é esse o caso.
Então, o que é que faz com que dois produtos aparentemente em pé de igualdade, tenham desempenhos tão diferentes a sair da prateleira?
Porque é que os consumidores são muito mais decididos a levar um, em vez do outro.
E a resposta é simples.
O que vende melhor tem um rótulo muito mais atraente que o outro.
Não pode ignorar o peso que os rótulos têm no desempenho do seu produto e nas vendas. Um mau rótulo é para os consumidores como o repelente é para os insectos. A não ser que entre numa filosofia de guerra de preços e quiser atrair apenas o consumidor que procura o preço mais competitivo, ninguém vai querer pegar no seu produto se este não for atraente.
E a beleza do produto não está só na sua embalagem, mas na forma como o rótulo a complementa.
Neste artigo vou-lhe mostrar 5 características essenciais para um rótulo se destacar na prateleira, na montra, ou na loja.
E começamos exactamente pela forma como um rótulo complementa uma embalagem.
1 - Embalagem Sempre Presente
Eu podia dizer apenas que o rótulo se deve ajustar à embalagem (frasco, caixa, garrafa…).
Mas isso é o básico dos mais básicos.
Quem é que nunca viu produtos em que o rótulo não parece sequer feito para aquela embalagem? Que ou são demasiado grandes que parece que querem engolir o produto por inteiro, ou então demasiado pequenas e estranhos no tipo de embalagem em que estão.
Ajustar-se é óbvio.
Mas mais que isso, o rótulo deve complementar a embalagem.
Muitos designers precipitam-se para a criação do rótulo, sem prestarem a devida atenção à embalagem. Principalmente quando têm um grande fluxo de ideias criativas para o design.
Para que o rótulo possa complementar o seu produto, é importante que haja uma análise cuidadosa e criteriosa da embalagem. Seja ela redonda, quadrada, cónica ou texturizada, cabe a si garantir que isso acontece.
Por exemplo:
Quanto do seu produto deve ficar visível?
A resposta varia, de acordo com o produto.
Aqueles produtos que assustam só de ver poderão beneficiar de rótulos que escondam a maior parte da embalagem. Outros mais elegantes para o consumidor (ex: mel, compotas, vinhos etc...) poderão ter rótulos mais pequenos, que realcem a beleza do produto, complementando-o sem o ocultarem.
NOTA: Mesmo para embalagens opacas, se forem atraentes, pode optar por um rótulo pequeno com o mesmo objectivo - complementar a embalagem, em vez de tapá-la.
Veja bem - com o seu designer - as características da embalagem, e descubra qual é a melhor forma do rótulo ser mais do que um simples rótulo, mas um complemento ao produto.
2 - MelhorAR Legibilidade
Os rótulos dos produtos servem 2 propósitos:
- Informar e educar os consumidores em relação ao seu produto e à sua marca.
- Motivá-los a comprarem o produto.
Se o seu objectivo é transmitir uma mensagem, então ignorar a legibilidade é um erro crasso. Ainda assim, existem várias marcas que fazem com que os rótulos dos seus produtos pareçam aqueles folhetos quase impossíveis de ler.
Ou porque a letra é demasiado pequena, ou porque está tudo atafulhado, ou então é a informação que está demasiado confusa.
a última coisa que quer é ter consumidores a semi-cerrarem os olhos, enquanto tentam
compreender o seu rótulo.
O objectivo é que os consumidores identifiquem imediatamente do que se trata o produto. Qual a marca, o que faz e como é que pode ajudá-los. Cada segundo extra em que tentam compreender o seu produto, é como disparar-lhes um flash nos olhos.
É basicamente um convite para procurarem produtos concorrentes, mais legíveis e fáceis de compreender. Garanta que o texto do seu produto é legível e que as letras têm o tamanho adequado - com especial atenção às informações que carregam a mensagem principal da marca.
Para além disso, foque-se também em encontrar um bom contraste entre a letra e o fundo. Esta é uma excelente forma de melhorar a legibilidade do seu rótulo.
Cores brilhantes são normalmente a escolha dos sábios, mas o ponto de referência principal deve ser o próprio estilo da marca. Contudo evite combinações lunáticas de cores.
Lembre-se: as pessoas evitam tudo o que implique mais do que o esforço mínimo necessário.
3 - Emparelhamento Tipográfico
Os rótulos são como os automóveis:
Se tentar colocar 8 pessoas num carro de 5 lugares, consegue. O que não quer dizer que os passageiros fiquem confortáveis.
Com os rótulos é a mesma coisa. O espaço para as imagens e o conteúdo é limitado, o que significa que não pode pôr lá tudo.
Para contornar esse limite, os designers criam justaposições visuais através do emparelhamento tipográfico.
É como organizar uma lista de tarefas do mais, para o menos importante. Ajuda-o(a) a reconhecer melhor o que tem de fazer.
Neste caso, o emparelhamento e a justaposição tipográfica (em conjunto com o contraste), ajudam os consumidores a reconhecerem melhor as diferentes informações do rótulo.
Os designers fazem-no apresentando diferentes estilos de letra (font, tamanho, cor, etc...) ordenados de determinada maneira.
Um exemplo simples é a diferença entre o nome do produto, o slogan e a descrição.
Isto é importantíssimo para organizar as informações do rótulo, e para que a sua mensagem não seja confusa.
No entanto, duas coisas a ter em conta:
- Para um design com mais impacto, as fonts utilizadas devem reflectir a natureza do seu produto. Por exemplo, os rótulos de produtos como a lixívia utilizam normalmente fonts fortes e sólidas, enquanto que um perfume pode optar por fonts mais suaves e elegantes.
- A consistência da marca é essencial, tanto no rótulo como nas restantes peças gráficas da marca. Mesmo que as fonts não sejam iguais, devem, pelo menos, pertencer à mesma família.
4 - Muito Amor Pelo Espaço Branco
Imagine que entra numa sala submersa em tralha.
Não sabe para onde ir, onde se sentar nem onde colocar os pés.
E quanto mais entulhada é a divisão, mais pesado é o ambiente. Não há luz, o ar não circula, e é como se todo o peso do mundo estivesse preso naquele espaço.
Agora compare isso com a tendência dos designs de interior.
Quantos mais produtos existem, mais tecnologia, mais consumismo, mais stress e ansiedade, maior é a tendência social para o minimalismo.
O mesmo deve ser aplicado aos rótulos.
Entende-se por espaço branco o espaço que não contém imagens, texto ou ilustrações. Por outras palavras, é a cor de fundo do design, e é um elemento extremamente importante nos rótulos dos produtos.
Os consumidores sufocam com todos os produtos e informações que lhes esfregam na cara. Tanto entulho e ruído comercial e consumista frita-lhes o cérebro.
O minimalismo e a simplicidade são muitas vezes o escape do consumidor.
Como uma espécie de universo calmo, seguro e silencioso, onde o cérebro tem espaço para relaxar sem ser bombardeado por informações.
O espaço branco permite separar os diferentes pedaços de informação, ajudando os
consumidores a lerem mais facilmente os detalhes do produto.
Cria uma distinção visual, dá uma aparência minimalista à embalagem e sofisticação ao design. Demonstra a calma do produto, comunicando uma sensação de paz e simplicidade.
Por vezes menos é mais.
Garanta que o rótulo do seu produto tem apenas o que é estritamente necessário.
5 - O Poder da Distinção
Cada um nasce com a cara que tem.
E se ignorarmos detalhes cirúrgicos, estéticos ou cosméticos, não há muito que se possa fazer em relação a isso.
Mas com os rótulos dos produtos não é assim. Há espaço para ser criativo, memorável, original. Tudo isso é necessário para o seu se destacar.
Existe um poder titânico da distinção, e é importante pensar sobre como pode utilizá-lo a seu favor. Criar uma vontade genuína de sobressair e ser diferente.
Por isso garanta, que o design do seu rótulo é único e memorável. Pesquise os rótulos dos
produtos concorrentes, veja o que existe e exija um design que sobressaia no meio de todos eles.
Mas lembre-se do minimalismo.
Não inclua nada no design que não se relacione com o produto, só porque sim.
Se seguir estas 5 dicas, tem margem de manobra suficiente para criar um rótulo capaz de destacar e distinguir o seu produto de todos os outros, e fazê-lo voar da prateleira.
Se para isso quiser um parceiro para fazer a impressão das etiquetas e dos rótulos para projetar a sua marca, fale já com um especialista.
Autor: José Sampaio