Conselhos sobre Rótulos e Etiquetas com Fotografias ou Imagens

Publicado por: Ricardo Costa

Post Date 16/mai/2016 14:41:29

Quando precisa de utilizar Rótulos com Fotografias ou Imagens há algumas considerações que convém ter em linha de conta. Neste Post irei abordar alguns pontos que considero importantes e que deve ter em conta na hora de comprar as suas etiquetas com imagens ou fotos.

pantone.jpg

QUANDO Rótulos com FOTOGRAFIAS

Não use imagens em baixa resolução. Normalmente as imagens descarregadas na internet tem a resolução de 72 dpi para facilitar a navegação e melhorar a visualização em ecrãs. Porém, a qualidade necessária para uma boa impressão de rótulos com imagens é de 300 dpi, caso contrário as imagens perdem definição, ficando desfocadas ou "pixelizadas". Veja a diferença na imagem seguinte:

2-01.jpg

Etiquetas com IMAGENS VECTORIAIS

Os Rótulos com imagens também podem ter elementos e formas Vectoriais. Em computação gráfica, imagem vectorial é um tipo de imagem gerada através de descrições geométricas de formas, normalmente são compostas por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros, isto é, utilizam vectores matemáticos para a sua descrição.

Nesta imagem do rótulo de um produto que fizemos aqui na Codimarc, foram utilizadas formas vectoriais, e é possível ver todos os pontos (a vermelho) que constroem a imagem. 

Capturar-4.jpg 

Etiquetas a CORES

CMYK

Para que qualquer imagem a cores seja impressa e reproduzida exactamente com as cores originais tem de passar pela separação - o CMYK. O original começa por ser desdobrado em três cores - o CMY e é acrescentado o preto - K - para melhorar o detalhe e o contraste e aumentar a densidade nas zonas escuras. Com esta forma de impressão a quatro cores (quadricromia) conseguem-se reproduzir todas as cores combinando as quatro cores primárias. Por exemplo, um laranja pode ser feito com 100% de amarelo e 70% de magenta, sendo possível reduzir ou aumentar a percentagem de cada um conforme o tom de laranja pretendido.

Larj.jpg

Cores PANTONE

Pantones ou cores directas são importantes nas etiquetas personalizadas. A Pantone é uma referência universal de cores para impressão gráfica que define a composição das tintas. O sistema desenvolvido é o mais antigo e o mais utilizado. Inclui milhares de cores pantone e as respectivas combinações em CMYK. Disponibiliza uma variedade de catálogos de cores normais, metálicas, fluorescentes, pastel, etc.

5-Pantone-Colour-Bridge.jpg

Não falei aqui das simples etiquetas com código de barras, mas se tiver alguma dúvida sobre o fabrico e impressão de rótulos e etiquetas com foto ou imagens, mesmo que não esteja familiarizado com esta área e conceitos, fale com alguém que o ajude a interpretar o que realmente precisa de saber. Pela nossa parte, vamos dar o nosso melhor!

Informações Rótulos

Autor: Ricardo Costa

Designer Gráfico e Técnico de Pré-Impressão. Trabalha essencialmente na área da impressão Flexográfica para rótulos e etiquetas.

Tópicos: Rótulos, Etiquetas Cores

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes