7 Motivos Para os Seus Códigos de Barras Estarem a Falhar

Publicado por: José Sampaio

Post Date 16/nov/2018 14:23:10

codigobarras

Há muitos motivos para os códigos de barras falharem, mas normalmente, eles podem ser divididos em duas categorias: Baixa qualidade de impressão e baixa qualidade de dados.

As falhas devido à má impressão são mais fáceis de detectar, por serem visíveis aos olhos, mas os erros de dados são mais difíceis de perceber. Assim sendo, pode ser necessário passar por todas as etapas da lista de verificação do controle de qualidade do código de barras, para descobrir onde está o erro.

Aqui estão os 7 erros mais comuns que as empresas cometem com os códigos de barras:

 

1. CÓDIGO DE BARRAS mal POSICIONAdO 

Veja se o seu código de barras não está numa borda ou canto curvo, e se há espaço suficiente na embalagem para o acomodar. As superfícies curvas não podem ser lidas facilmente pelos scanners e não são um bom local para códigos de barras. Certifique-se de que as áreas à volta do seu código de barras também cumprem os requisitos standard. A área de luz à esquerda e à direita do código de barras desempenha um papel importante na legibilidade, afinal, os códigos de barras não passam de linhas e espaços!

 

2. QUe COMBINAÇÃO DE CORES USa?

Os scanners só são capazes de ler códigos de barras quando há barras escuras sobre um fundo claro e contrastante. Os scanners medem a distância entre os espaços em contraste usando a luz vermelha, por isso é importante usar cores que maximizem esse contraste. Veja se a cor do seu código de barras é recomendada pelo GS1.

 

3. EMBALAGEM DO PRODUTO TRANSLÚCIDA?

Se a cor do produto e da embalagem for transparente ou translúcida, isso vai causar obrigatoriamente um problema no contraste de cores, e o scanner pode não conseguir ler correctamente o código de barras.

 

4. A EMBALAGEM É METÁLICA OU BRILHANTE?

As embalagens de produtos metálicos ou brilhantes, como as latas de bebidas e refrigerantes, tem  uma superfície que geralmente é muito reflectora, o que pode causar falhas no código de barras.

 

5. qual a QUALIDADE DE IMPRESSÃO?

Veja se todas as linhas estão claras e visíveis e procure pontos de tinta extra,  ou danos que possam ter ocorrido durante a impressão. As barras e espaços num código de barras podem tolerar uma certa variação na largura, mas quando a impressão excede essa tolerância, pode estar certo que a leitura do código de barras vai falhar.

 

6. OS DADOS DO CÓDIGO DE BARRAS SÃO PRECISOS?

A estrutura incorreta do código de barras é um erro relacionado com a má qualidade dos dados e, muitas vezes, é bem mais difícil de detectar. Certifique-se de que a simbologia está corretamente identificada, ordenada e estruturada como sugerem os standards. Como exemplo, frequentemente a ordem do dia e do mês num campo pode ser o erro que procura!

 

7. QUAISQUER EFEITOS EXTERNOS

A etiqueta de código de barras está danificada, amassada ou descascada? Há alguma coisa a distorcer ou obstruir o rótulo da embalagem? Certifique-se de que quando um scanner é apontado para a etiqueta, não há nenhum objeto externo ou outro qualquer problema a interferir na digitalização.

Quer saber ainda mais sobre o universo dos Códigos de Barra?

Fale já com um dos nossos especialistas em rótulos e etiquetas, e não se esqueça de pedir uma amostra grátis!

 

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Código Barras, Impressoras Etiquetas

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes