7 Passos para Dinamizar o Seu Negócio com o Rótulo Ecológico Europeu 

Publicado por: José Sampaio

Post Date 22/mar/2018 11:17:18

ecolabel_logo.jpg

Qual é o poder de um logótipo? Muito, se estamos a falar do rótulo ecológico da europa. Este símbolo de transparência e responsabilidade ambiental, já utilizado em mais de 54 mil produtos e serviços, tem o duplo poder de ser positivo para o planeta e para o seu negócio. 

4 em cada cinco consumidores europeus tem o desejo de comprar produtos e adquirir serviços amigos do ambiente e o rótulo Ecolabel transmite-lhes essa confiança.

Se é um fabricante, retalhista ou fornecedor de serviços e comercializa um produto ou serviço amigo do ambiente, conquiste o mercado ecológico da europa com um rótulo de referência.

Conheça os 7 passos essenciais para reconhecer o seu produto ou serviço com o rótulo mais “verde” da Europa.

Passo 1 – Conheça o seu novo "amigo" organismo nacional competente

Na corrida ao rótulo ecológico europeu, saiba que não está sozinho. Ao seu lado, tem a entidade que gere as candidaturas e licenças dos rótulos ecológicos na Europa ao nível nacional, ou seja, o organismo que irá ajudá-lo com:

  • Os documentos do seu dossier de candidatura;
  • As recomendações nos laboratórios de testes de produtos acreditados sob a norma ISO 17025 ou equivalente;
  • Outro conhecimento técnico relevante e necessário para a sua candidatura.

Para conhecer o seu "novo amigo", basta contactar a entidade do país onde o seu produto é produzido e o seu serviço é comercializado.

INFO ÚTIL

Conheça as entidades competentes da União Europeia (União Europeia mais Islândia, Lichtenstein e Noruega).

O organismo competente português é a DIRECÇÃO-GERAL DAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS.

 

Passo 2 – O catálogo ECAT aguarda o registo do seu produto/serviço

Registar produtos e serviços no ECAT - catálogo de produtos e serviços ecológicos EU – não é só obrigatório, como também lhe traz muitas vantagens:

  • Consulta as listas dos produtos/serviços válidos;
  • Acede a informações sobre cada produto/serviço;
  • Utiliza como ferramenta de marketing para promover o seu produto/serviço aos consumidores;
  • Consulta a validade da licença.

O registo do seu produto/serviço é concluído com sucesso e ganha uma conta no catálogo, criada só para si. Recebe, pouco tempo depois, o nome do utilizador e a palavra-passe para aceder ao catálogo e gerir a sua candidatura/licença.

INFO ÚTIL

Para que não lhe escape nada, siga os ensinamentos do manual do utilizador do rótulo ecológico europeu sobre como registar os seus produtos/serviços no catálogo ECAT. 

 

Passo 3  - Conheça o lado “verde” do seu produto/serviço

Chegou o momento de fazer uma "radiografia eco" ao seu produto/serviço.

A sua candidatura será realizada através de um dossier, onde tem de incluir todos os dados e informações sobre o seu produto/serviço – declarações relevantes, resultados de testes, entre outras informações. 

Para conhecer todas as informações que necessita, aceda à categoria correspondente ao seu produto/serviço e clique no manual que vai ajudar a preencher o dossier da sua candidatura. 

Exemplo_codi.png 

Sabia que existem avaliações e verificações que requerem testes de produtos? Pois bem, quando assim é exigido, tenha em conta que:

  • Os custos de testes e verificação são da sua responsabilidade (Informe-se junto do seu organismo nacional competente para saber mais informações);
  • Os testes devem ser realizados, preferencialmente, pelos laboratórios em harmonia com a normativa EN ISO 17025 ou equivalente; 
Reúna toda a informação relevante sobre o laboratório seleccionado e envie para o organismo nacional competente, que irá aprovar ou não a sua escolha. Estamos a torcer por si.

 

INFO ÚTIL

Lista de laboratórios creditados europeus 

Guia de testes de laboratórios

Informe-se junto do seu organismo nacional competente para saber mais informações sobre qual o laboratório mais indicado para testar o seu produto.

 

Passo 4 – O momento de envio da sua candidatura

Esta é a etapa em que já se sente um sabor a conquista.

Já conseguiu reunir toda a informação que comprova o “verde” do seu produto, agora basta enviar os documentos da sua candidatura ao organismo competente e completar o seu registo online no catálogo dos rótulos ecológicos EU.

Tudo tem um preço e pedir um rótulo ecológico europeu não é excepção. Mas não são valores de tirar o sono. Espreite as tabelas abaixo e confirme por si. 

VALORES MÁXIMOS EXIGIDOS PELA ENTIDADE EUROPEIA

Valores máximos_EU.png

      VALORES DA ENTIDADE PORTUGUESA 

Direcção-Geral Das Actividades Económicas

Valores_PT.png

Visite a página do seu organismo competente ou contacte-o directamente para conhecer os valores associados à candidatura do seu tipo de empresa.

PASSO 5: E... O feedback!

Este é o momento em que toda a sua documentação está a ser analisada à lupa pelo organismo competente. Descanse, não será esquecido. O fumo branco da decisão sairá num espaço de dois meses. Pode acontecer que durante este período lhe seja pedida documentação adicional. Se assim for, forneça-lhes tudo o que lhe pedem e não demore mais de 6 meses, pois podem rejeitar a sua candidatura.

Mas deixemos as nuvens de lado e vamos ao que interessa: A sua documentação foi aprovada.

A partir daqui podem acontecer duas situações: ou o processo de avaliação termina aqui ou os seus fornecedores recebem uma visita dos representantes do organismo competente.

A boa notícia desta visita é que conhece o rosto de quem está a avaliá-lo. A menos boa, é que lhe pode custar alguns euros. Nada como contactar a entidade correspondente e esclarecer o seu caso particular com eles.

Passo 6: Hora de assinar o contrato e receber a licença "verde" 

Ponto da situação: o seu pedido foi aprovado, todos os documentos foram entregues, e agora? O que falta para carimbar de verde o seu produto/serviço? Apenas assinar o contrato e receber a licença merecida.

Além de definir todos os produtos/serviços cobertos pela licença, o seu novo contrato também determina os termos de uso do rótulo ecológico da europa, de acordo com o contracto comum europeu.

Para que o certificado chegue às suas mãos, terá de solicitá-lo ou aguardar o seu envio, tudo dependerá do funcionamento do organismo designado para o seu caso.

E adivinhe o que tem este certificado?

  • O número da licença que pode ser utilizado com o logo do rótulo ecológico EU;
  • O nome legal do candidato. Ou seja, o seu;
  • Os serviços ou conjunto de produtos conotados com o rótulo ecológico EU;
  • Todos os nomes comerciais relevantes sob os quais o produto é vendido ou o serviço é mercantilizado.

 Parabéns, o seu produto/serviço já pertence ao grupo “verde” europeu!

Passo 7 – Mostre o seu compromisso ambiental ao mundo

Agora que tem no rótulo do seu produto o logótipo ecológico europeu e um muito credível número de licença, dê-lhes o destaque merecido nos materiais promocionais dos seus produtos/serviços. Os rótulos e etiquetas de produtos de grande consumo são uma montra natural para mostrar essa conquista.

Aproveite também o poder da sua presença digital e pulverize o seu compromisso ambiental e de qualidade pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter...). Só tem bons motivos para o fazer!

INFO ÚTIL

Peça os arquivos de alta resolução do seu novo logótipo ao serviço de suporte do rótulo ecológico europeu ou ao organismo competente que já tão bem conhece.

Saiba como utilizar o logótipo do rótulo ecológico europeu. Consulte o manual padrão europeu

Agora que já percebeu que obter na europa um rótulo ecológico não é assim tão difícil quanto parece, entre no grupo dos "verdes" da Europa e dinamize o seu negócio comunicando um produto/serviço amigo do ambiente.

Precisa de mais informações sobre os seus rótulos? Fale já com um especialista na IDentificação de produtos com rótulos e etiquetas.

Autor: José Sampaio

Director Geral da Codimarc. Há mais de 18 anos a aprender, inovar e partilhar formas de Rotular, Etiquetar e Codificar os mais variados produtos na indústria Portuguesa.

Siga-me no:

Tópicos: Etiquetas Ecológicas, Etiquetas Cores

Comentários

Receba artigos no email

Orçamentos de Etiquetas na Hora

Posts Recentes